Jutay alerta que camarão do Equador pode contaminar pessoas e produção local

Republicano criticou a decisão tomada pelo Ministério da Agricultura que autorizou abertura de mercado aos camarões de cultivo equatoriano

Publicado em 18/5/2017 - 00:00

Jutay alerta que camarão do Equador pode contaminar pessoas e produção local
Deputado do PRB alertou que os crustáceos possuem dez tipos de doenças e podem contaminar os brasileiros e a produção local

João Pessoa (PB) – O deputado estadual Jutay Meneses (PRB-PB) participou de sessão especial, promovida pela Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), nesta quarta-feira (17), para debater a situação dos carcinicultores da Paraíba, em virtude da abertura de mercado aos camarões de cultivo equatoriano. O parlamentar criticou a decisão tomada pelo Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (Mapa) e alertou que os crustáceos possuem dez tipos de doenças e podem contaminar os brasileiros e a produção local.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento emitiu parecer favorável, em janeiro de 2017, à proposta de abertura de mercado aos camarões de cultivo equatoriano e agora estabelece tratativas a respeito dos procedimentos administrativos para consecução da importação.

Jutay lembrou que a Associação Brasileira de Criadores de Camarão enviou ao presidente da República, Michel Temer, uma carta pedindo que ele impeça a importação de crustáceos do Equador autorizada pelo Ministério da Agricultura em março deste ano. Até então, existia uma nota técnica, também do Ministério da Agricultura, proibindo a entrada desses produtos no país. “Rogamos a especial atenção no sentido de impedir que se concretize essa equivocada decisão do Mapa, contrariando nota técnica da Secretaria de Aquicultura e Pesca, que constitui grave atentado à produção pesqueira e irreversível crime ambiental contra a biodiversidade do Brasil”, destacou a direção em carta.

Os criadores brasileiros alegam que os crustáceos do Equador possuem dez doenças, podendo contaminar os brasileiros e a produção local. De acordo com a Associação, a atitude de proibir a importação é o que recomendam os maiores especialistas da área àqueles países que praticam a carcinicultura ou que tem na captura de crustáceos, parte importante de sua economia.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Jutay Meneses

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend