Marias Rosas participa de encontro de juízes e juízas negras do TJDFT

Marias Rosas participa de encontro de juízes e juízas negras do TJDFT

Durante discurso na cerimônia de abertura, a deputada reforçou a necessidade de eliminar a ausência de pessoas negras nas mais diferentes esferas de poder

Brasília (DF) – A deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP) participou, na quinta-feira (24), do III Encontro Nacional de Juízes e Juízas Negros (ENAJUN), no Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), em Brasília.

Com o objetivo de discutir o racismo e sua presença na formação da sociedade brasileira, o evento apontou a importância da construção de um Poder Judiciário cada vez mais plural.

Durante discurso na cerimônia de abertura, Maria Rosas reforçou a necessidade de eliminar a ausência de pessoas negras nas mais diferentes esferas de poder. “O preconceito está enraizado na cultura do país e a representatividade, seja nos Poderes Judiciário ou Legislativo, assegura o direto às demandas da população negra”, observou. Dados do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) de 2014 mostram que, mesmo a população brasileira sendo majoritariamente preta ou parda, apenas 15,6% da magistratura nacional é negra.

Para a republicana, a adesão plena ao respeito universal deve ser idealizada como uma forma de banir a ideia de superioridade entre os seres humanos. “Por isso, a luta é pela eliminação de qualquer forma de discriminação, defendendo tratamento igualitário em todos os níveis do direito e a superação das desigualdades decorrentes do preconceito e da discriminação étnica”, concluiu.

A solenidade de abertura do ENAJUN contou com a presença do ministro do Superior Tribunal de Justiça, Reynaldo Fonseca, do presidente da Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios, juiz Fábio Esteves e demais autoridades e doutores de Direito. Na programação, ocorreram palestras para debater sobre a temática racial. Entre elas, “O que é discriminação? ” e “O domínio do glossário racial na luta pelo direito à antidiscriminação”.

ENAJUN

É organizado por um grupo de juízes negros sem forma jurídica definida, promovido pela Associação dos Magistrados do Distrito Federal e Territórios (AMAGIS DF) e pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), e apoiado por outras associações jurídicas.

Texto e fotos: Ascom – deputada federal Maria Rosas  
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.