José Bonifácio de Andrada é homenageado na Câmara dos Deputados

José Bonifácio de Andrada é homenageado na Câmara dos Deputados

Deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) ao lado do busto em homenagem a José Bonifácio de Andrada e Silva, conhecido como o Patriarca da Independência

Brasília (DF) – A Câmara dos Deputados realizou sessão solene em comemoração ao Dia do Historiador, celebrado em 19 de agosto, com destaque para as homenagens a José Bonifácio de Andrada e Silva, conhecido como o Patriarca da Independência.

A solenidade faz parte de uma série de atividades promovidas pela Câmara dos Deputados para lembrar os 200 anos da Independência do Brasil, com a finalidade de se dar visibilidade a fatos notórios da história nacional que permeou a época marcada pelo início da soberania do Estado brasileiro.

Oficialmente intitulado Patrono da Independência, José Bonifácio teve um papel decisivo para a Independência do Brasil, ao conduzir uma política firme rumo à plena liberdade do país, mantendo a unidade do território brasileiro. “A figura de José Bonifácio cresce e se agiganta após o seu retorno ao Brasil e no processo da independência. Ao lado do jovem príncipe Dom Pedro I, ele coordenou todo o processo de independência”, lembrou o deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG), que é descendente de José Bonifácio e representante da família Andrada nessa legislatura na Câmara dos Deputados.

Além da sessão solene, um busto em homenagem ao Patriarca foi inaugurado na Câmara dos Deputados e uma exposição intitulada “José Bonifácio de Andrada e Silva” pode ser vista no corredor de acesso ao Plenário. Segundo o ex-presidente da Casa, Aldo Rebelo, “os Andradas precederam a criação do Parlamento. Esta é uma celebração da volta do maior brasileiro de todos os tempos. Homenageamos hoje aquele que soube encontrar o rumo quando era difícil e o momento era adverso”.

Lafayette de Andrada relatou que José Bonifácio foi reconhecido inclusive por seu adversário político, José Clemente Pereira, que durante seu enterro proferiu a seguinte frase: “Patriarca respeitável da nossa regeneração política, cujos serviços relevantes o Brasil nunca saberá reconhecer e a quem a posteridade se mostrará mais agradecida dos que os seus próprios contemporâneos o têm feito”.

Texto: Ascom – deputado federal Lafayette de Andrada
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.