João Roma defende contratação de médicos para combater coronavírus

João Roma defende contratação de médicos para combater coronavírus

Apresentada pelo republicano na semana passada, proposta amplia o alcance do programa Médicos pelo Brasil a todos municípios do país

Brasília (DF) – O deputado federal João Roma (Republicanos-BA) defendeu, na quarta-feira (25), durante sessão da Câmara por videoconferência, a prioridade do Projeto de Lei 750/2020, que facilita a contratação de médicos para atuarem no combate ao coronavírus.

Apresentada por Roma na semana passada, a proposta amplia o alcance do programa Médicos pelo Brasil a todos municípios do país. Atualmente, o programa abrange apenas as cidades enquadradas como local de difícil provimento ou de alta vulnerabilidade.

O parlamentar ressalta que o Brasil tem hoje um déficit de médicos para atender à população, o que potencializa o problema neste momento em que o país enfrenta uma pandemia. O Brasil tem cerca de 1,8 médico por cada grupo de 1000 habitantes. Contudo, o recomendado pelas autoridades de saúde no mundo é de pelo menos 2,5 médicos.

“A intenção é criar mecanismos para que os municípios possam dar uma assistência à população local. Tenho conversado com prefeitos. A realidade no interior é muito preocupante, pois há municípios que sequer tem leito de UTI. Hoje, pela primeira vez o Parlamento vai ter uma sessão de trabalhos legislativos por videoconferência. Vou defender a priorização desse projeto e, sendo priorizado, entra na pauta para apreciação dos deputados. Claro que isso será feito em consonância com o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta”, afirma.

O deputado explica que a contratação pelo programa substitui o concurso público, permitindo a admissão dos profissionais de maneira mais rápida. O projeto permite a contratação por meio da Agência para o Desenvolvimento da Atenção Primária à Saúde (Adaps). Roma lembra que a proposta não trará custos para a União, uma vez que o ônus da contratação fica sob a responsabilidade dos municípios.

O parlamentar informa, ainda, que o projeto não restringe a contratação de médicos estrangeiros. “Já existe a possibilidade dos médicos formados no exterior de fazerem o revalida aqui no Brasil. Independente de ser brasileiro ou estrangeiro, o mais importante é que eles tenham condições dignas de trabalho para atender os pacientes”, afirmou Roma.

Texto e foto: Ascom – deputado federal João Roma
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.