João Luiz quer celeridade na fusão da Seduc e Sejel

Fusão das secretarias de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) e de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) foi tema de discussão na Assembleia do Amazonas

Publicado em 4/11/2019 - 00:00 Atualizado em 23/6/2020 - 23:38

Manaus (AM) – Anunciada há mais de um mês pelo governador Wilson Lima, a fusão das secretarias de Estado de Educação e Qualidade do Ensino (Seduc) e de Juventude, Esporte e Lazer (Sejel) foi tema de discussão durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa do Estado do amazonas, nesta segunda-feira (4). A pauta foi suscitada pelo deputado estadual João Luiz (Republicanos-AM), que solicitou mais celeridade no processo de composição dos órgãos.

Na avaliação do parlamentar, a criação da Secretaria de Estado de Educação e Desporto é benéfica, mas precisa “funcionar na prática”, uma vez que, passado um mês do anúncio, o processo de unificação segue de forma lenta, o que pode prejudicar, principalmente, a continuidade de projetos voltados para o esporte.

“Sempre defendi que essas duas pastas caminhassem juntas. Mas para isso, precisamos acelerar o processo de fusão de forma mais participativa. O Poder Legislativo tem muito a contribuir com essa mudança, no entanto, não temos acessos a informações sobre esse processo. Queremos entrar nessa discussão e a falta de definição é preocupante”, afirmou João Luiz.

O republicano ressaltou, ainda, que há necessidade, inclusive, de ter na estrutura do órgão um secretário-executivo com autonomia para tratar os assuntos de esportes. “Essa estrutura e funcionamento da secretaria precisam ser discutidos e diluídos. Estamos aqui para colaborar, nosso Estado já deu provas de que é um grande celeiro esportivo, com potenciais atletas em várias modalidades e temos o dever de investir nisso”, disse.

Seduc

Com a fusão, a nova estrutura administrativa da secretaria vai agregar atribuições da Seduc e da Sejel. Entre as novas estruturas, há ainda a Fundação Amazonas de Alto Rendimento, que será responsável pelo desenvolvimento do esporte de alto nível. Como justificativa, o governador Wilson Lima afirmou que a fusão garante um incremento maior de recursos, uma vez que pode incluir a maioria das atividades do desporto no percentual de 25% da educação, inclusive com a possibilidade de transformar a Vila Olímpica em uma escola voltada para o alto rendimento.

Texto: Jeane Glay / Ascom – deputado estadual João Luiz
Foto: Mauro Smith

Reportar Erro
Send this to a friend