João Campos promove sessão solene em homenagem ao Dia Nacional de Luta Contra a ELA

Deputado João Campos cobrou eficiência no cumprimento das legislações para pacientes com Esclerose Lateral Amiotrófica

Brasília (DF) – Aconteceu na última quinta-feira (22), no plenário da Câmara dos Deputados, sessão solene em homenagem ao Dia Nacional de Luta Contra a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA). O deputado federal João Campos (PRB-GO), que solicitou a cerimônia, cobrou eficiência no cumprimento das legislações. “O governo, especialmente o Ministério da Saúde, precisa de um ambiente favorável ao cumprimento dessas normas. Não podemos aceitar que questões como essas, relativas à vida das pessoas, sejam submetidas a cortes. Se o orçamento precisa de contingenciado, que seja em outros setores”, defendeu.

O presidente da Associação Brasileira Lutando Contra ELA, Stanley Abdão, que também é portador da doença, ressaltou que a data “é um grito de socorro dos pacientes”. Ele cobrou políticas públicas e frisou o alto custo dos medicamentos e complexidade dos tratamentos. “A ELA, além de ceifar os movimentos, ceifa a voz, e o paciente fica preso dentro do seu próprio corpo, com seu intelecto e sua capacidade cognitiva, na maioria dos casos, reservada”, explicou.

O diretor da Associação Brasileira Lutando Contra o ELA, Olnei Abdão, também cobrou o cumprimento da lei. “Essa Casa já aprovou vários projetos que concedem benefícios aos pacientes de doenças neurodegenerativas. Mas, infelizmente, essas leis não são respeitadas e precisamos recorrer à Justiça contra planos de saúde, para utilização de homecare, ou, simplesmente, para conseguir medicamentos. Não temos tempo, e essa judicialização só faz com que pacientes morram dia após dia”. Olnei Abdão ainda agradeceu ao deputado João Campos por se sensibilizar pelas dificuldades e limitações originados pela ELA e por todo o apoio.

Por fim, Stanley Abdão cobrou investimentos nas áreas de pesquisas, que, segundo ele, são ínfimos. “Sem isso não há possibilidade do surgimento de novas drogas ou medicamentos eficazes para, pelo menos, dar qualidade de vida aos pacientes”, disse.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Fotos: Douglas Gomes / Ascom – Liderança do PRB

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.