Impactos da privatização da Amazonas Energia é tema de audiência na Câmara

Impactos da privatização da Amazonas Energia é tema de audiência na Câmara

Audiência sobre os impactos ambientais, sociais e setoriais ocasionados pela privatização da Distribuidora Amazonas Energia ocorrerá nesta terça-feira (25), às 14h, no Plenário 15

Brasília (DF) – Por iniciativa do deputado federal Capitão Alberto Neto (PRB-AM), a Câmara promoverá audiência pública sobre os impactos ambientais, sociais e setoriais ocasionados pela privatização da Distribuidora Amazonas Energia. O evento ocorrerá nesta terça-feira (25), às 14h, no Plenário 15. A estatal é a penúltima subsidiária da Eletrobrás a ser vendida no país.

O parlamentar defende que a concessionária deveria ter ficado de fora da ação de privatização devido ao estado não ter sido vinculado ao sistema nacional de energia elétrica. Alberto argumenta que o relatório produzido pelo Senado Federal constata que os consumidores podem ser prejudicados com o racionamento ou terem as tarifas elevadas.

“Se o governo federal tem o intuito de privatizar a Amazonas Energia, precisa primeiro discutir os impactos que irão causar na região para os consumidores. O que não podemos é arriscar que o Amazonas volte a sofrer com apagões e tão pior quanto isso, que os consumidores sofram com o aumento nas tarifas e que isso diminua o acesso a um serviço essencial para população e para a economia”, ressaltou.

Para o encontro, foram convidados o presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura do Amazonas (CREA), Afonso Lins; o presidente do Sindicato dos Urbanitários do Amazonas (STIU), Edney Martins; o professor e doutor em Ciências do Ambiente e Sustentabilidade, Eronildo Bezerra; o comandante militar da Amazônia, General César Augusto Nadi; o diretor do Centro de Desenvolvimento Energético da UFAM, Rubem César Rodrigues; e a engenheira Florestal Fabíola Latino.

Privatização

A Distribuidora Amazonas Energia foi arrematada pelo Consórcio Oliveira Energia e Atem em dezembro de 2018. Porém, quatro dias depois da operação, a Eletrobras confirmou a suspensão do leilão em respeito à medida liminar do Tribunal Regional do Trabalho da 1º Região que atendeu a embargos de declaração de entidades sindicais. Recentemente, a estatal comunicou que o negócio recebeu aprovação por parte do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) e da reguladora Aneel. Ainda de acordo com a elétrica, o consórcio realizou o aporte de capital obrigatório para Amazonas Energia no valor de R$ 491,4 milhões.

Texto: Herizânya Peixoto / Ascom – deputado federal Capitão Alberto Neto
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.