A pedido de Fran Somensi, Hospital São Carlos atenderá Alta Complexidade

O convênio assinado entre o governo do estado e mais de 49 municípios segue para Brasília para confirmação do Ministério da Saúde

Farroupilha (RS) – Há cerca de um mês , a pedido da Deputada Estadual Fran Somensi (PRB), a secretária de saúde Arita Bergmann esteve visitando o hospital São Carlos de Farroupilha. O objetivo da deputada foi mostrar à secretária, a estrutura do hospital e a capacidade da instituição em atender os procedimentos de alta complexidade em traumatologia e ortopedia. O convênio foi assinado na manhã da última quinta-feira (30) em Bento Gonçalves entre o governo estadual e representantes da Associação dos Municípios da Encosta Superior do Nordeste  (Amesne) e da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (FAMURS).

O processo de habilitação segue agora para Brasília e, caso seja confirmado, o hospital passa a receber mais de R$ 420 mil/mês em recursos, parte vindo do governo federal, parte do estado e parte dos municípios, pela contratação dos serviços cirúrgicos junto a entidade. “Isso significa um grande avanço para diminuir as filas de espera para as cirurgias eletivas e serviços de próteses em toda a região. Hoje são mais de 3 mil pessoas em fila de espera… Agora, nós vamos acompanhar de perto o processo final em Brasília e cobrar para que seja ágil, assim como ocorreu aqui no estado”, afirma Somensi.

Hoje, municípios como Bento Goncalves e outros da região, não conseguem realizar nenhum procedimento cirúrgico de alta complexidade em traumatologia e ortopedia. Os pacientes desses municípios precisam ser encaminhados a Caxias do Sul ou Porto Alegre. A habilitação do Hospital São Carlos, em Farroupilha, poderá estreitar esse caminho e agilizar os procedimentos.

De acordo com a secretária, o governo do estado têm demonstrado eficácia e prioridade com as questões da saúde, e reforçou o empenho da nova gestão estadual em relação a pasta. “Nós pegamos o estado com quase 5 bilhões em passivos na área da saúde, e hoje, em pouco mais de cinco meses estamos colocando todas as contas em dia, através de financiamentos junto ao FUNAFIR e Banrisul; e pela da readequação dos recursos…dinheiros que estavam parados estamos realocando para áreas mais produtivas”, explica Bergmann.

Texto e fotos: Ascom – Deputada Estadual Fran Somensi (PRB)
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.