Gilmaci Santos quer assegurar atendimento prioritário a obesos

O PL nº 784/2014 prevê a criação de senhas prioritárias de atendimento e assentos especiais.

Publicado em 29/9/2014 - 00:00

Gilmaci Santos quer assegurar atendimento prioritário a obesos
O PL nº 784/2014 prevê a criação de senhas prioritárias de atendimento e assentos especiais.

 

São Paulo (SP) – A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo analisa o Projeto de Lei nº 784/2014, do deputado estadual Gilmaci Santos (PRB-SP), que garante o atendimento prioritário e a acessibilidade de pessoas com obesidade mórbida em instituições bancárias, comerciais, órgãos públicos e outras instituições que realizem atendimento por meio de filas, senhas ou outros métodos similares.

O projeto prevê a criação de senhas prioritárias de atendimento especial que evite, ao máximo, o deslocamento e a permanência em pé dessas pessoas, bem como a destinação, no mínimo, de um assento com dimensão, resistência e conforto compatíveis, em área identificada visualmente como sendo exclusiva para obesos. “É nítido que o obeso deve sentir mais dores nas pernas ao ficar em pé e alguns podem ter problemas de pressão pelo esforço que essa simples atividade significa”, disse.

O republicano lembra, ainda, que os obesos além de enfrentar problemas relacionados à saúde, ainda, se deparam com inúmeras dificuldades e constrangimentos a exemplo dos cinemas, que não oferecem cadeiras apropriadas, nos ônibus, ao passar pela roleta sendo motivo de risos para muitos, além de serem chamados de preguiçosos.

“A prioridade no atendimento é uma necessidade já que os obesos estão 40 a 50 quilos acima do peso ideal. Esse fato gera uma enorme sobrecarga ao organismo e causa problemas articulares e vasculares”, argumenta.

 

Texto: Laize Andrade / Agência PRB Nacional
Foto: Divulgação

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no novo portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend