Gilberto Abramo pede esclarecimentos sobre preço do diesel

Gilberto Abramo pede esclarecimentos sobre preço do diesel

Audiência pública proposta pelo republicano debateu a política do preço do diesel no Brasil

Brasília (DF) – Por iniciativa do deputado federal Gilberto Abramo (Republicamos-MG), a Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara promoveu, nesta terça-feira (8), audiência pública para debater a política do preço do diesel no Brasil. 

Entre os convidados, o presidente da Petrobrás, Roberto Castello Branco. Ele afirmou que a estatal vem fazendo o possível para manter os valores conforme o que é praticado internacionalmente. “Os combustíveis são commodities globais, dependem da oferta e da demanda mundial. Atualmente, o aumento dos preços é mais espaçado, não utilizamos mais a prática de reajustes diários”, explicou.

A empresa é responsável por 54% do preço na bomba no caso do diesel, 33% na gasolina e 38% no gás de cozinha. O preço final varia ainda conforme o Imposto sobre Operações relativas à Circulação de Mercadorias (ICMS) cobrado em cada estado e outros tributos, entre outros fatores.

Gilberto Abramo questionou o valor dos combustíveis em relação ao custo de vida dos brasileiros e se há medidas governamentais em relação aos impostos incidentes. “O valor do preço dos combustíveis continua alto em relação ao Brasil. Se o problema maior são os tributos, existe alguma política de preços do diesel por parte do governo?”, argumentou.

Gustavo Manfrim, coordenadorgGeral de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Ministério de Economia, lembrou que os tributos federais como o Programa de Integração Social (PIS) e a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), em relação ao diesel, foram reduzidos em 0,18% e que os impostos estaduais, como o ICMS, acabam sendo o dobro dos federais.

Caminhoneiros

Roberto Castello Branco também comentou o aumento da frota de caminhões em 47,3% entre 2008 e 2017. No mesmo período, o Produto Interno Bruto (PIB) cresceu 10%. “Se a frota cresceu mais que a atividade econômica, houve um desequilíbrio”, disse.

“Lançamos o cartão do caminhoneiro. É um cartão com o qual o caminhoneiro pode ir ao posto da BR e adquirir litros de diesel, e os preços não vão mudar durante 30 dias. Se ele notar que o preço está caindo, ele pode converter os litros de volta em reais”, explicou o presidente da Petrobras.

Renata Beckert Isfer, secretária adjunta de Petróleo, Gás Naturais e Biocombustíveis do Ministério de Minas e Energia, falou sobre a importância dos biocombustíveis para a diminuição dos preços dos combustíveis. “Incentivamos o ouso dos biocombustíveis, uma vez que a fragmentação da matriz gera concorrência no mercado”, ressaltou.

Para Gilberto Abramo, é preciso um plano governamental em relação à diminuição dos valores dos combustíveis, uma vez que eles atingem não apenas os proprietários de veículos, mas também aqueles que utilizam o transporte público.

Texto: Ascom – Republicanos Minas Gerais
Foto: Claudio Andrade

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.