Gessivaldo Isaías defende a criação do Estado do Gurguéia

Gessivaldo Isaías defende a criação do estado do Gurguéia

Para o parlamentar, a iniciativa levará desenvolvimento à região

Teresina (PI) – Apesar das opiniões contrárias, existe uma ala de parlamentares, a exemplo do deputado Gessivaldo Isaías (PRB-PI), que defende a aprovação de realização do plebiscito na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, para que a população decida sobre a criação do estado do Gurguéia, na região Sul do Piauí.

De acordo com o parlamentar, “a emancipação do Gurguéia é importante porque, ao contrário de muitos, não irá trazer prejuízo ao Piauí”. A criação do novo Estado, conforme o deputado, “deverá trazer o desenvolvimento e melhores condições, além de atrair mais empresas e melhor atenção dos órgãos públicos federais”. Além disso, ainda segundo Gessivaldo, haverá novos investimentos nos setores da saúde, segurança e educação.

O novo Estado do Gurguéia fica localizado no Sul do Piauí e tem 155.568 quilômetros quadrados. Isso representa 61,85% de extensão da área atual do Piauí. Conforme o projeto, somente poderão participar do plebiscito os eleitores com inscrição eleitoral ou transferência que tenha sido requerida até 150 dias antes de sua realização.

Para alguns parlamentares, a proposta tem o objetivo de buscar o desenvolvimento socioeconômico do sul do estado. Caso seja aprovado na CCJ do Senado, o Projeto de Decreto Legislativo ainda deverá ser votado pelo plenário do Senado.

No caso da aprovação da consulta popular, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral adotar as providências para a realização do plebiscito, com a fixação da data e a garantia de gratuidade aos partidos políticos, para a divulgação nos meios de comunicação.

Texto: Alepi
Edição: Helen Assumpção – Comunicação Nacional do PRB

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.