Gessivaldo Isaías defende a criação do Estado do Gurguéia

Gessivaldo Isaías defende a criação do estado do Gurguéia

Para o parlamentar, a iniciativa levará desenvolvimento à região

Teresina (PI) – Apesar das opiniões contrárias, existe uma ala de parlamentares, a exemplo do deputado Gessivaldo Isaías (PRB-PI), que defende a aprovação de realização do plebiscito na Comissão de Constituição e Justiça do Senado Federal, para que a população decida sobre a criação do estado do Gurguéia, na região Sul do Piauí.

De acordo com o parlamentar, “a emancipação do Gurguéia é importante porque, ao contrário de muitos, não irá trazer prejuízo ao Piauí”. A criação do novo Estado, conforme o deputado, “deverá trazer o desenvolvimento e melhores condições, além de atrair mais empresas e melhor atenção dos órgãos públicos federais”. Além disso, ainda segundo Gessivaldo, haverá novos investimentos nos setores da saúde, segurança e educação.

O novo Estado do Gurguéia fica localizado no Sul do Piauí e tem 155.568 quilômetros quadrados. Isso representa 61,85% de extensão da área atual do Piauí. Conforme o projeto, somente poderão participar do plebiscito os eleitores com inscrição eleitoral ou transferência que tenha sido requerida até 150 dias antes de sua realização.

Para alguns parlamentares, a proposta tem o objetivo de buscar o desenvolvimento socioeconômico do sul do estado. Caso seja aprovado na CCJ do Senado, o Projeto de Decreto Legislativo ainda deverá ser votado pelo plenário do Senado.

No caso da aprovação da consulta popular, caberá ao Tribunal Superior Eleitoral adotar as providências para a realização do plebiscito, com a fixação da data e a garantia de gratuidade aos partidos políticos, para a divulgação nos meios de comunicação.

Texto: Alepi
Edição: Helen Assumpção – Comunicação Nacional do PRB

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.