Gessivaldo Isaías cobra execução de lei que reserva mesa preferencial no PI

Gessivaldo Isaías cobra execução de lei que reserva mesa preferencial no PI

Republicano alerta que a legislação não está sendo colocada em prática em alguns shoppings e restaurantes do Piauí

Teresina (PI) – O deputado estadual Gessivaldo Isaías (PRB-PI) participou de audiência pública promovida pelo Procon-Piauí sobre o cumprimento da Lei 6.186/12, que garante a reserva de 5% das mesas e cadeiras para idosos, portadores de necessidades especiais e gestantes nas praças de alimentação dos shoppings e restaurantes do estado.

Participaram do debate o promotor de Justiça e coordenador-geral do Procon, Nivaldo Ribeiro, os representantes legais dos principais shoppings de Teresina (Teresina Shopping, Riverside, Shopping Rio Poty.

Para Gessivaldo Isaías, autor da lei, embora tenha sido aprovada e sancionada, a legislação não está sendo colocada em prática em alguns shoppings e restaurantes do Piauí. “Provocamos essa audiência, pois estamos sendo cobrados pelas entidades representativas dos idosos e dos portadores de necessidades especiais, que alguns estabelecimentos não estão respeitando a lei. Espero que agora com a cobrança tanto minha como do Procon, a lei seja colocada em prática, e as pessoas tenham o respeito por porte dos estabelecimentos”, afirmou.

Durante a audiência, ficou decido que os shoppings centers que ainda não se adequaram terão prazo de 30 dias para cumprirem a norma. Também ficou marcada uma nova audiência, a ser realizada no dia 13 de junho, com os representantes dos restaurantes da capital para que eles também assumam o compromisso de se adequarem.

Pelo texto, os lugares preferenciais deverão ser identificados por meio de um aviso ou de alguma característica que os diferencie dos demais. Além disso, os estabelecimentos comerciais deverão se adaptar para que o acesso e a permanência das pessoas com deficiência sejam possíveis. Para isso, os locais deverão ter rampas ou elevadores com largura suficiente para a passagem de cadeiras de rodas, assim como banheiros adaptados.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Gessivaldo Isaías
Edição: Agência PRB Nacional

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.