Futebol americano no Brasil é tema de debate na Câmara

Futebol americano no Brasil é tema de debate na Câmara

Audiência pública sobre a situação do futebol americano no Brasil foi proposta pelo deputado federal Julio Cesar (PRB-DF)

Brasília (DF) – A situação do futebol americano no Brasil foi tema de debate da audiência pública que aconteceu, nesta quarta-feira (26), na Comissão do Esporte da Câmara dos Deputados. A iniciativa veio do apoiador da modalidade e autor do requerimento, o deputado federal Julio Cesar Ribeiro (PRB-DF).

A familiaridade com o futebol americano e o crescimento da popularidade da modalidade no Brasil foram destacadas pelo comentarista da ESPN Brasil, Antonio Curty. “Há dez anos, eu não imaginaria isso. Eu ouvi da minha mãe, ‘você é alto, por que você não joga basquete? Isso não dá futuro’. Dez anos depois a gente está aqui, construindo esse futuro”, disse.

Futebol americano no Brasil é tema de debate na Câmara

“O futebol americano está registrado na essência da gente. Hoje é um dia de quebra de preconceitos nessa casa do povo. Então, é importante registrar que eu não vi até hoje ninguém que não tenha conhecido o futebol americano que não tenha se apaixonado”, completou o jornalista.

O presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano, Ítalo Eustáquio Mingoni de Souza, falou do desenvolvimento da modalidade no país. “Trazer essa discussão é a prova de que estamos sendo cada vez mais reconhecidos. Já visualizamos que estamos deixando de sermos atletas amadores. Queremos o futebol americano no Brasil e que seu crescimento seja de fato ordenado e sustentável”, afirmou.

Recém-contratado para atuar no time norte americano Miami Dolphins, o jogador Durval Queiroz Neto, mais conhecido como Duzão, mencionou apoio aos colegas da modalidade e contou sua experiência até chegar na NFL, maior liga dos Estados Unidos. “É só creditar, ter perseverança e ter fé. Tudo que eu estou vivendo lá, eu queria que todos vocês estivessem comigo. A minha raiz é aqui e eu vou trazer para vocês todo o apoio que eu puder”, declarou. O jogador foi um dos sete participantes da International Player Pathway Program de 2019, programa que dá vaga a estrangeiros na NFL.

Durante a sessão, o deputado federal Julio Cesar lembrou da época que entrou em defesa da modalidade quando estava à frente da Secretaria do Esporte do DF. “A gente conseguiu vencer porque havia uma grande rejeição em relação ao futebol americano aqui na cidade. Inclusive, eu comprei a briga para a utilização dos estádios”, disse. O republicano sinalizou, ainda, a criação de uma Frente Parlamentar do Futebol Americano na Câmara. “Essa é uma forma de criar mecanismos para que a gente possa fortalecer o futebol americano no Brasil”, finalizou.

Participaram da audiência pública, o presidente da Federação de Futebol Americano do Cerrado, Diego Fernandes da Silva; o presidente da Federação Mineira de Futebol Americano, Giuliano Grotto; o vice-presidente da Federação Mineira de Futebol Americano, Abrãao Coelho e a diretora do Tubarões do Cerrado, Paula Chiarotti.

Texto: Isabella Picarelli / Ascom – deputado federal Julio Cesar
Fotos: Regina Duvirgem

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.