Cleber Verde promove reunião com secretário nacional de Aquicultura e Pesca

Cleber Verde promove reunião com secretário nacional de Aquicultura e Pesca

Frente parlamentar liderada pelo republicano quer tornar o Brasil um dos maiores exportadores de pescado do mundo

Brasília (DF) – O presidente da Frente Parlamentar Mista de Apoio à Produção e Industrialização do Pescado, deputado federal Cleber Verde (Republicanos-MA), promoveu uma reunião com o secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif, na manhã de quarta-feira (11). O encontro teve o objetivo de discutir previsões orçamentárias ao segmento e iniciativas para estimular a pesca.

“Estamos em um momento de limitações econômicas, mas precisamos dar atenção especial a este setor, que pode nos ajudar a sair da crise. Se incentivarmos a produção, deixaremos de ser importadores e seremos exportadores. Hoje, o secretário traz suas necessidades e dificuldades para que o Parlamento fique atento e concentre esforços que viabilizem um orçamento justo”, defendeu Cleber Verde.

O deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) parabenizou Cleber Verde pela iniciativa do evento e sugeriu o incentivo ao pescado através da alimentação infantil nas escolas. “O debate da inserção do peixe na merenda vem há mais de 15 anos. Sugiro uma reunião com o ministro da Educação, Abraham Weintraub, solicitando uma política nacional que inclua o pescado na merenda. Em algumas regiões até temos o peixe, mas não tem para quem vender. Está na hora de buscarmos novos consumidores e o Estado seria um grande aliado por meio dessa ideia, comprando o alimento das crianças”, argumentou.

O deputado federal Capitão Alberto Neto (Republicanos-AM), também presente ao evento, disse apostar na capacitação dos pescadores para o crescimento da atividade. “O foco não precisa ser nas grandes medidas econômicas, pois já aconteceram. O que trará maior retorno é investir na microeconomia e a pesca é um grande aliado. O Brasil precisa aprender a usar o seu potencial e transformar o pescador em um empreendedor”, afirmou.

No encontro, o secretário Jorge Seif falou sobre os desafios da Secretaria. “O Ministério da Pesca e Aquicultura, que tinha um orçamento volumoso, virou uma secretaria e o poder de investimentos diminuiu. Por outro lado, temos um país detentor dos maiores recursos hídricos do mundo e onde praticamente metade dos estados estão na região costeira, demandando um investimento crescente. Por isso, temos um grande desafio no desenvolvimento do ramo”, provocou.

O secretário apresentou as três prioridades da gestão. “Nosso primeiro foco é o recadastramento dos pescadores, para tomarmos conhecimento das necessidades destes profissionais. Diminuir o desperdício e promover o aproveitamento do pescado também é um ponto-chave. Além disso, precisamos valorizar as pesquisas acadêmicas na área”, pontuou.

Texto: Thifany Batista, com revisão de Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos na Câmara
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.