Sancionado projeto que torna exame de trobofilia obrigatório em Roraima

Exame de trombofilia passa a ser obrigatório para gestantes em Roraima

Lei proposta pelo deputado Gabriel Picanço (PRB-RR) obriga unidades de saúde a disponibilizarem o exame preventivo, de forma gratuita, quando houver solicitação médica

Publicado em 16/11/2018 - 00:00

Exame de trombofilia passa a ser obrigatório para gestantes em Roraima
De autoria do deputado estadual Gabriel Picanço, lei obriga que as unidades de saúde disponibilizem o exame preventivo, de forma gratuita, quando houver solicitação médica

Boa Vista (RR) – O Governo de Roraima sancionou projeto de lei do deputado estadual Gabriel Picanço (PRB-RR) que obriga postos de saúde e hospitais públicos a realizarem exames para identificar trombofilia em mulheres durante o período de gestação.

A trombofilia é uma doença relacionada ao entupimento de artérias que bloqueiam a passagem do sangue, formando coágulos em uma ou mais veias, localizadas da parte inferior do corpo, geralmente nas pernas, podendo afetar órgãos vitais como coração e pulmão.

“Essa lei vai beneficiar milhares de pessoas em nosso estado, preferencialmente as mulheres. Os exames deverão ser realizados, especialmente, em gestantes, quando da realização de consultas médicas ou durante a internação hospitalar. É importante destacar que a trombofilia é uma predisposição para desenvolver trombose, causada por defeitos na coagulação do sangue que favorecem a formação de coágulos (trombos), podendo ser hereditária ou adquirida”, explicou Picanço.

Sintomas da trombofilia

O principal sintoma da trombofilia é a trombose venosa profunda, que ocorre principalmente nos membros inferiores e provoca inchaço, geralmente em apenas uma perna; dor na perna ao caminhar; e dilatação das veias superficiais.

Segundo o parlamentar, embora não haja registros do percentual exato do número de mulheres em Roraima atingidas pela doença, ele alerta que os casos são muitos e merecem a devida atenção do estado. “A ideia da proposta é que todas as mulheres que se encaixem nestes critérios possam ser acompanhadas pelos médicos da rede pública estadual durante o período do pré-natal”, acrescentou o republicano.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend