Escolas do Rio de Janeiro terão programa para prevenção da miopia

Iniciativa do deputado estadual Carlos Macedo visa conscientizar alunos e professores sobre o aumento da doença 

Publicado em 20/2/2018 - 00:00

Escolas do Rio de Janeiro terão programa para prevenção da miopia
Iniciativa do deputado estadual Carlos Macedo visa conscientizar alunos e professores sobre o aumento da doença 

Rio de Janeiro (RJ) – A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro analisa o Projeto de Lei nº 3801/2018, de autoria do deputado estadual Carlos Macedo (PRB-RJ), que cria o programa “Importância da Luz Solar no Tratamento da Miopia” nas escolas públicas e privadas do estado.

O objetivo, segundo o parlamentar, é informar professores e alunos sobre a principal causa da doença e a promoção de campanhas de conscientização referente ao assunto. “Nosso objetivo é conscientizar alunos e professores para que a doença não se propague”, explicou o parlamentar ao frisar a importância de os alunos fazerem atividades ao ar livre, a fim de evitar o desenvolvimento da miopia.

Escolas do Rio de Janeiro terão programa para prevenção da miopiaMacedo acrescenta que em todo o mundo, cerca de 30% das pessoas são míopes, o equivalente a 2,5 bilhões de homens e mulheres. Em 2050, estima-se que quase 50%, ou 5 bilhões de indivíduos estarão com a doença.

O republicano elenca, ainda, que além da genética, o aumento da miopia está atrelada à exposição insuficiente à luz solar, como ficar enclausurado em salas de aula e escritórios, sem horizonte à vista, leitura de muito perto, e o uso exagerado de smartphones e tablets. “Nosso objetivo é implementar nas escolas a conscientização, visto que o problema começa especialmente na infância. Nesta fase, a presença de luz é essencial e pode diminuir o grau de miopia ou até mesmo dissipar, pois, na primeira década de vida, a curvatura e o comprimento dos olhos se desenvolvem de modo a pôr o foco no ponto correto, a retina”, disse. 

Pelo texto, o poder público será o responsável pela confecção e a distribuição de material gráfico informativo sobre o tema. Além disso, o programa deverá ser implementado com a participação de médico oftalmologista.

Texto: Agência PRB Nacional
Foto 01: Agência Brasil / Foto 02: Cedida

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend