Entidades esportivas e psicólogos sugerem mudanças em projeto de lei

Entidades esportivas e psicólogos sugerem mudanças em projeto de lei

Audiência presidida pelo deputado federal Roberto Alves (Republicanos-SP), debateu projeto que inclui na Lei Pelé a assistência psicológica a atletas

Brasília (DF) – O deputado federal Roberto Alves (Republicanos-SP) presidiu, nesta quarta-feira (18), uma audiência pública na Comissão do Esporte que discutiu o Projeto de Lei nº 7683/2017, do qual ele é relator, que inclui na Lei Pelé a assistência psicológica continuada ao atleta profissional.

Participaram do evento o presidente do Sindicato dos Atletas Profissionais do Estado de São Paulo, Rinaldo Martorelli, o vice-presidente do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), Marco La Porta, o representante da Associação Brasileira de Psicologia do Esporte, Rodrigo Acioli, e o triatleta gaúcho Leandro Macedo. Os clubes de futebol não levaram representantes.

O PL 7683/2017 é de autoria do ex-senador da República e atual prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (Republicanos). A proposta, de acordo com o autor, é incluir na ‘Lei Pelé’ um dispositivo o qual exige que atleta profissional receba assistência psicológica continuada, pois ele acredita que o preparo psicológico é tão importante quanto o preparo físico.

Mudanças

Na audiência pública, os participantes não se opuseram ao texto do PL, mas sugeriram ao relator diversas alterações para aumentar o alcance da lei, já que os atletas olímpicos não são atletas profissionais, a exemplo dos jogadores de futebol. Além disso, a lei precisa especificar a frequência desse atendimento psicológico.

“O COB não se opõe à proposta, pois os atletas olímpicos já recebem atendimento psicológico, mesmo sem a exigência da lei. Porém, eu acredito que essa questão precisa ser bem detalhada na Lei Pelé. Por isso, sugerimos ao deputado Roberto Alves que o texto do PL sofra modificações para que todos se beneficiem, inclusive os atletas olímpicos”, disse Marco La Porta.

RinaldoMartorelli, que representa os atletas paulistas, afirmou que a entidade apoia o texto do PL, mas com mudanças. “Esta proposta de lei é muito importante para o esporte, mas para que ela funcione na prática, é preciso que a regra seja para todos”, ressaltou.

Rodrigo Acioli destacou que a assistência psicológica não é um custo, mas um investimento. O preparo emocional do atleta, disse ele, é fundamental para o bom resultado nas competições. “Queremos garantir segurança, para que os atletas sejam eficazes. Os atletas profissionais são referência para os atletas que estão iniciando a carreira. E o esporte se faz com exemplos”, ponderou o psicólogo.

O deputado federal Roberto Alves disse que audiência pública alcançou o resultado esperado e assegurou que fará um texto substitutivo ao Projeto de Lei, dando maiores especificações para evitar incoerências. “As entidades aqui presentes nos deram uma mensagem, a de que a questão psicológica dos atletas profissionais tem que ser tratada com muito mais critério. Eu continuarei ouvindo todos os lados e buscar apoio jurídico para elaborar um texto substitutivo mais abrangente”, garantiu.

Texto e foto: Ascom – deputado federal Roberto Alves

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.