Emenda de Lafayette endurece lei para crimes contra a honra na internet

Emenda de Lafayette endurece lei para crimes contra a honra na internet

Emenda do deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) endurece a legislação para crimes contra a honra – calúnia, injúria e difamação – cometidos no ambiente virtual

Brasília (DF) – O Grupo de Trabalho que analisa o Projeto Anticrime aprovou, nesta quarta-feira (23), emenda do deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG) que endurece a legislação para os crimes contra a honra – calúnia, injúria e difamação – cometidos no ambiente virtual. Na prática, pessoas que cometerem esse delito na internet serão punidas de maneira triplicada. A mudança foi no Art. 141 do Código Penal, no qual foi inserido um parágrafo com os seguintes termos: “Se o crime é cometido ou divulgado em quaisquer modalidades das redes sociais da rede mundial de computadores (internet) aplica-se a pena em triplo”.

Hoje, a pena para crimes contra a honra na internet é de três meses a um ano, podendo estender até dois anos. Com a emenda do deputado Lafayette de Andrada, a pena poderá chegar a até seis anos de prisão.

“Essa medida endurece os crimes virtuais, principalmente em relação à honra, muito comuns nesse ambiente. Até então, a internet é um local em que as pessoas falam o que querem e como querem, mas na verdade é apenas o meio. É preciso regular e endurecer a lei para que as pessoas pensem antes de difamar, caluniar ou injuriar alguém nas redes sociais ou em qualquer ambiente”, afirmou Lafayette.

O GT da Câmara dos Deputados estuda o Novo Código de Processo Penal e o Pacote Anticrime e Anticorrupção do Ministro da Justiça, Sérgio Moro e do ministro do STJ, Alexandre de Moraes desde março e está em sua reta final. O pacote de propostas ataca a corrupção e combate o crime organizado, foca em atos ilegais, como caixa 2 de campanha, lavagem de dinheiro e organizações criminosas, entre outros assuntos. Após a finalização da análise do relatório do deputado Capitão Augusto, relator da matéria, o texto segue para análise do Plenário da Câmara dos Deputados.

Texto: Ascom – deputado federal Lafayette de Andrada
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.