Em seminário, Delmasso fala sobre ações no combate ao suicídio

Em seminário, Delmasso fala sobre ações no combate ao suicídio

Republicano participou do seminário de Prevenção do Suicídio e Automutilação de Crianças e Adolescentes promovido pelo MMFDH

Brasília (DF) – O vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado distrital Rodrigo Delmasso (Republicanos-DF), participou, na última segunda-feira (30), do seminário de Prevenção do Suicídio e Automutilação de Crianças e Adolescentes promovido pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). Em 2019, até 1º de agosto, a Secretaria de Saúde registrou 78 mortes por suicídio no Distrito Federal, 57 vítimas eram homens e 21 mulheres.

Delmasso é autor de duas propostas que combatem o suicídio no DF. Uma proposta cria a Política de Educação Digital nas Escolas, a Cidadania Digital, com o objetivo de implementar uma tecnologia educacional que garanta a filtragem adequada da internet dentro e fora das escolas, ajudando no combate ao suicídio. O distrital também é autor do Projeto de Lei nº 1641/2017, que estabelece a notificação compulsória dos casos de tentativa de suicídio, atendidos na rede de saúde.

Durante o seminário, o parlamentar afirmou que o suicídio tem destruído a vida de muitas famílias. “Pela primeira vez na história desse país, vejo a vida sendo valorizada na atuação de um governo como todo. Temos visto que a campanha setembro amarelo tem tido uma relevância nacional e precisamos continuar a cuidando das pessoas, não podemos ficar parados”, disse.

Todas as sextas-feiras de setembro, o deputado e sua equipe do gabinete foi à rodoviária do Plano Piloto para entregar flyers e orientar a população no combate ao suicídio no Distrito Federal. O parlamentar criou dois projetos de lei para auxiliar na prevenção a esse mal, que tem destruído muitas famílias.

A ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Alves, falou do projeto de Delmasso. “Aprovamos em tempo recorde a lei que institui a Política Nacional de Prevenção ao suicídio e à automutilação e só tenho que parabenizar a iniciativa do deputado Delmasso de trazer isso para nível distrital. Sabemos que o DF vive uma crise nessa área de saúde mental. A notificação compulsória vai nos ajudar a mapear o fenômeno e isso será fundamental para a construção de políticas públicas preventivas efetivas”, completou.

Texto e foto: Ascom – deputado distrital Rodrigo Delmasso

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.