Em discurso, Maria Rosas fala sobre sua trajetória e atuação política

Em discurso, Maria Rosas fala sobre sua trajetória e atuação política

No Grande Expediente da Câmara dos Deputados, republicana destacou suas bandeiras: educação, pessoa com deficiência e direitos da mulher

Brasília (DF) – A deputada Maria Rosas (PRB-SP) realizou, na tarde de terça-feira (13), seu primeiro Grande Expediente do mandato. Na ocasião, a parlamentar – primeira mulher eleita deputada federal pelo PRB-SP – lembrou na tribuna, sua trajetória e atuação política.

Em discurso, a republicana destacou suas bandeiras: educação, pessoa com deficiência e direitos da mulher. “É na primeira infância que começa a possibilidade de ascensão de uma pessoa. As políticas públicas para primeira infância podem ter um impacto grande no desempenho escolar e para o futuro da criança e em outras dimensões da vida, como diminuição de criminalidade e encarceramento e melhora na empregabilidade e saúde”, afirmou.

Como segunda vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Maria Rosas reforçou sua relatoria da proposta que cria um disque-denúncia em defesa da pessoa com autismo e, ainda, falou sobre a Lei de Proteção aos Autistas (12.764/12), que prevê multa para o gestor escolar que recusar a matrícula de aluno com Transtorno do Espectro Autista ou outro tipo de deficiência.

“Precisamos acabar com o preconceito e os obstáculos que essa parcela tão significativa da sociedade enfrenta”, disse a republicana. Ela ressaltou também o número de profissionais de diferentes áreas que se empenham em melhorar a qualidade de vida e a inserção das pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

A parlamentar registrou a Lei Maria da Penha, que completa 13 anos neste mês de agosto e trouxe dados sobre a violência contra a mulher no Brasil. “A violência doméstica é uma questão muita séria e que não pode mais ser protelada pelo Poder Público. Real e silenciosa, ela tem ceifado a vida de muitas mulheres”, alertou. A deputada é membro da Comissão Externa da Violência contra a Mulher no biênio 2019/2020.

A deputada enfatizou a criação de uma Procuradoria da Mulher em cada presidência das Câmaras Municipais do estado de São Paulo. “Encaminhei ofício aos vereadores cobrando essa iniciativa”, revelou.

A  republicana encerrou destacando, mais uma vez, suas bandeiras. “Porque são elas que norteiam meu mandato. Foi o meu trabalho com as causas sociais transformando a vida das pessoas, fazendo o melhor para o próximo e suas famílias, que me trouxe até aqui. A mudança já começou”, concluiu.

Maria Rosas é também membro da Comissão de Educação, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Educação Básica e Alfabetização no Brasil e titular do Centro de Estudos e Debates Estratégicos (Cedes).

Texto: Ascom – deputada federal Maria Rosas
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.