Dia da África é lembrado na Assembleia Legislativa de Pernambuco

Dia da África é lembrado na Assembleia Legislativa de Pernambuco

Para Ossesio Silva, a iniciativa é um reconhecimento da importância da comunidade negra para a formação do Brasil e de Pernambuco

Recife (PE) – A África tem 54 países e é o segundo continente mais populoso do mundo, com mais de 800 milhões de habitantes e uma população eminentemente agrária – apenas 37% das pessoas residem em centros urbanos. O território enfrenta graves problemas, como fome, epidemias e conflitos étnicos armados. Com o objetivo de defender e emancipar o continente, 32 chefes de Estado africanos decidiram criar, em 1963, o Dia da África. A data (25 de maio) foi celebrada, na última segunda-feira (5), em uma Reunião Solene na Assembleia Legislativa de Pernambuco, por proposição do deputado estadual Ossesio Silva (PRB-PE).

Naquele ano também fora criada a Organização da Unidade Africana – hoje denominada União Africana (UA). A deputada Priscila Krause, que coordenou a cerimônia, lembrou, em seu discurso, que a data foi referendada pelas Nações Unidas em 1972. A parlamentar observou que o momento representa uma oportunidade para a realização de festividades culturais, como exposições, filmes, debates e conferências sobre questões importantes para aquele território.

Para Ossesio Silva, a iniciativa é um reconhecimento da importância da comunidade negra para a formação do Brasil e de Pernambuco, bem como de sua influência nas artes, na gastronomia e na política, entre outros segmentos. “60% da população pernambucana é negra. Não podemos deixar que a memória desse povo se perca”, destacou o deputado republicano.

O coordenador do Escritório de Assistência à Cidadania Africana em Pernambuco, Altino Mulungu, recebeu uma placa comemorativa da Alepe. Ele ressaltou que, nos dias de hoje, o povo negro ainda sofre com o preconceito e a falta de políticas públicas. “Nosso trabalho consiste em amenizar essas carências”, frisou.

Texto e foto: Ascom – Alepe

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.