Deputada participa de simpósio internacional

Deputada participa de simpósio internacional

Deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP) participou do Simpósio Internacional – Impacto dos Serviços de Acolhimento da Primeira Infância

Brasília (DF) – A deputada federal Maria Rosas (Republicanos-SP) participou na quinta-feira (15), a convite do ministro da Cidadania, Osmar terra, do Simpósio Internacional – Impacto dos Serviços de Acolhimento da Primeira Infância, que aconteceu em Brasília. O evento reuniu gestores brasileiros e especialistas internacionais para discutir os efeitos da negligência, do afastamento familiar e da vivência em orfanatos e instituições similares em crianças entre zero e seis anos de idade.

No simpósio, o professor e doutor Charles Nelson, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, ministrou uma palestra na qual enfatizou a importância da família para o desenvolvimento saudável da criança e falou sobre a qualidade do vínculo familiar. O especialista conduziu o estudo conhecido como Programa de Intervenção Precoce de Bucareste (BEIP), no qual analisou, por cerca de 20 anos, os efeitos neurológicos da negligência e do abandono em crianças que viviam em instituições na Romênia. A pesquisa foi desenvolvida pelo Hospital da Criança de Boston.

“Iniciamos a construção de um novo destino para as crianças privadas da convivência familiar. Segundo os dados do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), mais de 8.000 crianças brasileiras na primeira infância vivem em serviços de acolhimento, a maioria institucional, se contrapondo às pesquisas que revelam o acolhimento familiar como o mais adequado para o desenvolvimento socioafetivo na primeira infância, fase fundamental para o desenvolvimento de habilidades sociais e cognitivas e afetivas”, comentou Maria Rosas.

O debate trouxe ainda, reflexões sobre as primeiras experiências no cérebro e no desenvolvimento comportamental da criança – fatores que influenciam na vida adulta – e ainda, aspectos de eficácia para os programas de cuidados e educação para crianças e um panorama dos serviços de acolhimento no Brasil.

Em parceria com os doutores Nathan Fox, da Universidade de Maryland, e Charles Zeanahe, da Universidade de Tulane, nos Estados Unidos, Charles Nelson está desenvolvendo essa pesquisa no Brasil, em São Paulo. Da mesma forma, será analisada e comparada a qualidade do desenvolvimento de crianças em instituições, como abrigos e orfanatos, e em acolhimento familiar.

 

Texto e foto: Ascom – deputada federal Maria Rosas
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.