Delmasso traz projeto “Cidadania Digital” para o DF

Delmasso traz projeto "Cidadania Digital" para o DF

Republicano participou da Conferência Nacional de Legislaturas Estaduais, no Tennessee, nos Estados Unidos

Brasília (DF) – Na última semana o vice-presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal, deputado distrital Delmasso (Republicanos-DF), participou da Conferência Nacional de Legislaturas Estaduais, no Tennessee, nos Estados Unidos, e como resultado da viagem trouxe um novo projeto que promove a Política de Educação Digital nas Escolas, a Cidadania Digital. A proposta terá o objetivo de adquirir uma tecnologia educacional que garanta a filtragem adequada da internet dentro e fora das escolas. 

Delmasso foi ao evento pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), representando a Câmara Legislativa do DF. O distrital também é autor do Projeto de Lei 1641/2017 que cria a Notificação Compulsória dos casos de tentativa de suicídio, atendidos na rede de saúde do Distrito Federal.

Em um monitoramento virtual realizado entre abril e maio de 2018, pela agência Nova/sb, foram analisadas mais de um milhão de menções ao tema suicídio no Brasil dentro das principais redes sociais. Com relação ao conteúdo, 34,2% eram piadas ou memes e o pior: 18,3% das postagens foram consideradas negativas, reforçando tabus ou até incentivando pessoas a atentarem contra a própria vida.

A pesquisa TIC Educação 2018, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic), constatou que mais de 40% dos professores de escolas públicas e privadas, questionados pelos alunos sobre temas relacionados à cultura e cidadania digital, disseram não ter conhecimento suficiente para tirar as dúvidas. “A proposta garantirá cursos de formação de professores para o uso adequado da internet em sala de aula”, disse Delmasso.

A doutora na área de Prevenção de Catástrofes e Luto Complicado, profª. Rosana Bohrer, afirmou que o projeto de Delmasso é fantástico, porque moderniza para não ficar atrás dos outros países. “O modelo de sala de aula antigo acabou, porque hoje é tudo digital. Tudo que estava no quadro negro é substituído pelo celular. Com essa proposta você traz esperança aos jovens, uma nova visão de futuro”, disse.

De acordo com a Dra. Rosana Bohrer, a internet traz coisas boas e ruins: há perfis falsos, pessoas que provocam o mal-estar dos outros e incentivo ao suicídio. “A parte boa é que o conhecimento é acessível a todos. O deputado tem uma visão de futuro atualizada, ele consegue ver as dificuldades dos jovens. Mesmo quando a pessoa sobrevive é muito doloroso, não só físico, mas emocional principalmente”, relatou.

Para Delmasso, a Política de Educação Digital trará a conscientização sobre a utilização segura de tecnologia e cidadania digital, que capacitará os alunos para fazer mídia inteligente e escolhas on-line. Também haverá discussão com os pais sobre o uso de tecnologia segura com o filho e bullying na rede, de forma a prevenir a divulgação das chamadas brincadeiras de mau gosto.

Texto e foto: Ascom – deputado distrital Delmasso

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.