Conferência reúne mulheres parlamentares dos países de língua portuguesa na Câmara

Presidente da Rede de Mulheres da AP-CPLP, Rosangela Gomes destaca que os objetivos são velar pelas questões de igualdade e equidade de gênero

Publicado em 3/4/2017 - 00:00

Presidente da Rede de Mulheres da AP-CPLP, Rosangela Gomes destaca que os objetivos são velar pelas questões de igualdade e equidade de gênero

Brasília (DF) – Criar um amplo debate e intercâmbio de ideias, além de delinear propostas para o fortalecimento e a dinamização da Rede de Mulheres da Assembleia Parlamentar da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (AP-CPLP). Esse é o objetivo da I Conferência da Rede de Mulheres da AP-CPLP, que será realizada nos dias 3, 4 e 5 de abril de 2017, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Parlamentares de Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste participarão do encontro.

Presidente da Rede de Mulheres da AP-CPLP, a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ) destaca a importância do encontro com as representantes políticas. Segundo ela, o encontro é um esforço conjunto em prol das mulheres que atuam fortemente em prol da causa feminina. “Com essa conferência pretendemos criar um espaço de amplo debate e intercâmbio de ideias, que tão bem caracterizam a atividade parlamentar, além de delinear algumas propostas para o fortalecimento e dinamização da Rede de Mulheres”, disse Rosangela.

Entre os objetivos da Rede, estão velar pelas questões de igualdade e equidade de gênero. “É nossa intenção discutir as formas de alçar a mulher no ambiente econômico, de qualificá-la para o empreendedorismo e de protegê-la das arbitrariedades que ainda a afligem no mercado de trabalho”, explica a parlamentar.

Saiba mais

Criada em 2009, AP-CPLP é uma organização reconhecida pela comunidade internacional preza pelo diálogo e a colaboração entre os respectivos países. Além do Brasil, fazem parte da comunidade Angola, Cabo Verde, Guiné Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

As competências da Rede de Mulheres da AP-CPLP são defesa e promoção da igualdade e equidade do gênero na vida social política e econômica no universo da CPLP; estímulo à formação e capacitação das mulheres; apoio à candidatura das mulheres para o exercício da liderança; incentivo à implementação de políticas públicas e de legislação destinadas a combater a feminização da pobreza, as infecções sexualmente transmissíveis e a educação dos jovens; desencorajamento de práticas susceptíveis de causar danos físicos; e a melhoria da participação das mulheres parlamentares na prevenção e resolução de conflitos.

Texto: Alessandra Galvão / Ascom – deputada federal Rosangela Gomes
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend