Comissão presidida por José de Arimateia debate contaminação por agrotóxicos na Bahia

Comissão presidida por José de Arimateia debate contaminação por agrotóxicos na Bahia

O debate na Comissão de meio Ambiente teve como objetivo esclarecer a contaminação por agrotóxicos em 271 cidades baianas com excesso de ingredientes ativos na água para consumo

Salvador (BA) – A contaminação da água por agrotóxicos foi tema de audiência promovida pela Comissão de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa, nesta quarta-feira (29).  O colegiado presidido pelo deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA) debateu a contaminação por agrotóxicos em 271 cidades baianas, dentre eles, Camaçari, Mucugê, Itapetinga e São Félix do Coribe, que apresentaram um coquetel completo de agrotóxicos.

O debate foi proposto pelo vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente, deputado Marcelino Galo.

Para ilustrar a importância do assunto, Arimateia frisou que a Bahia segue em 7º lugar entre os estados que mais consomem agrotóxicos no país. Segundo ele, a Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (EMBASA) ainda não passou informações consistentes, inclusive durante a audiência pública. O republicano cobrou providências do Governo da Bahia.

“O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, o INEMA, tem um papel fiscalizador fundamental e a Embasa precisa dar uma explicação mais clara sobre a qualidade da água que distribui. Vamos cobrar o esclarecimento de cada um nesse processo. Farei uma série de encaminhamentos aos órgãos competentes e principalmente ao Governo da Bahia, pois já é um problema de saúde pública”, disse Arimateia.

Durante sua explanação o engenheiro agrônomo e técnico da divisão sanitária da Secretaria de Saúde da Bahia, Ruy de Abreu, uma alternativa para reduzir os riscos que os agrotóxicos provocam seria através a adoção da Política Nacional e Estadual de Redução de Uso de Agrotóxicos. Ele alertou que um bilhão de litros de agrotóxicos são despejados anualmente nas lavouras brasileiras. “Toda essa situação gera um risco muito grande para a saúde da população e o meio ambiente. Consequências que hoje não estão bem associadas, mas a incidência de câncer, de autismo em crianças, puberdade precoce, Alzheimer, Parkinson, dentre outras doenças, estão ligadas neste contexto”, explicou.

Dirigida por José de Arimateia, a mesa da audiência foi formada por Rita Bonfim, engenheira sanitária e ambiental da Embasa; Rui Murici, responsável pela divisão sanitária da Sesab; Marcos Medrado, representante do Inema; Luciana Koury, diretora do Fórum Baiano de Combate aos Impactos dos Agrotóxicos e Márcia Câncio, representando o Ministério Público.

Texto e foto: Ascom – deputado José de Arimateia
Edição: Agência PRB Nacional

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.