Comissão Externa vai investigar derramamento de óleo nas praias do Nordeste

Comissão externa vai investigar derramamento de óleo nas praias do Nordeste

Deputado Marcos Marcos Pereira (Republicanos) destaca que o óleo já atingiu 88 municípios de nove estados e ainda não teve a origem identificada

Brasília (DF) – O deputado federal Marcos Pereira (Republicanos-SP), no exercício da presidência da Câmara, criou a Comissão Externa que vai avaliar a contaminação do litoral do Nordeste com o derramamento de petróleo em alto mar. O 1º vice-presidente da Casa lembrou que o óleo já atingiu 88 municípios de nove estados e ainda não teve a origem identificada.

“O assunto foi objeto de oito requerimentos para a criação da Comissão Externa e também para uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI). A Câmara está pronta para apurar as responsabilidades e ajudar a minimizar os danos desta catástrofe ambiental que atinge o litoral nordestino”, adiantou Marcos Pereira.

Três parlamentares do Republicanos foram indicados para compor o colegiado, que terá 18 deputados. São eles: Benes Locádio (RN), Márcio Marinho (BA) e Silvo Costa Filho (PE). O republicano potiguar Benes Leocádio participou da audiência pública na Comissão de Minas e Energia sobre o tema com representantes do Ministério do Meio Ambiente, Ibama, Marinha, ANP e Petrobras.

“Como sabemos, não só o Rio Grande do Norte, mas todo o Nordeste é destino turístico. Externei minha preocupação com esse desastre ambiental e questionei o que tem sido feito para minimizar os prejuízos ambientais. Nossa preocupação é a de que o óleo atinja o Parque Nacional de Abrolhos, conhecido por abrigar a maior biodiversidade marinha do Atlântico Sul”, alertou o republicano.

O pernambucano Silvio Costa Filho também fez um apelo ao governo e às autoridades competentes. “Não é hora de divisionismo, é hora de ajudar o Nordeste. Tivemos a oportunidade de receber em nosso Estado os ministros Ricardo Salles (Meio Ambiente), General Fernando Azevedo e Silva (Defesa) e Gustavo Canuto (Desenvolvimento Regional). Eles apresentaram as ações que o Governo Federal têm realizado para conter o óleo nas praias de Pernambuco, em parceria com os municípios e o Governo Estadual”, afirmou.

Ainda segundo Silvio Costa Filho, o derramamento do óleo pegou todos de surpresa e está afetando diretamente a vida dos nordestinos. “Estamos em um período de aumento no turismo da região e a presença do óleo representa prejuízo”, lamentou.

O deputado Márcio Marinho lembrou que o derramamento de óleo também prejudicou a vida dos pescadores e marisqueiras. “Estamos acompanhando a solidariedade das pessoas que estão ajudando a limpar nossas praias. Também farei parte desta comissão e pretendo levar ao colegiado o que tenho ouvido da população”, disse.

Saiba mais

Em audiência na última terça-feira (22), o Governo Federal informou que mais de 900 toneladas de óleo já foram recolhidas do mar e 5 mil militares do Exército devem reforçar as ações de limpeza nas praias nordestinas. Segundo dados da Marinha, são quatro as principais linhas de investigação: acidente na transferência de óleo entre navios, naufrágio, derramamento acidental e derramamento intencional.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Republicanos na Câmara
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.