Comissão do Meio Ambiente visitará mais quatro barragens na Bahia

Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) é presidida pelo deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA)

Publicado em 8/4/2019 - 00:00 Atualizado em 11/7/2020 - 18:24

Salvador (BA) – A Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), presidida pelo deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), aprovou na 5ª reunião realizada na quarta-feira (3), uma série de visitas a quatro barragens do Estado da Bahia e uma Audiência Pública acerca do assunto.

No estado da Bahia 10 barragens oferecem riscos de rompimento, segundo informações da Agência Nacional de Águas (ANA). Até o presente momento, o colegiado já visitou três barragens, a RS1 e RS2, em Camaçari, situada na Região Metropolitana de Salvador (RMS) e Afligidos, localizada no município baiano de São Gonçalo dos Campos.

Durante a reunião ficou definida a realização de uma audiência pública, no próximo dia 10 de abril, na Sala Eliel Martins, no Parlamento Baiano, às 10 horas, com representantes do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB). No ensejo ficou estabelecido também datas de visitas de mais quatro barragens, que necessitam de fiscalização, conforme relatório da ANA. Neste contexto, no dia 11 de abril, os deputados que integram a Comissão estarão visitando a barragem de Araci. Já no dia 15 de abril, a barragem de Pinhões, em Juazeiro, estará exposta a fiscalização e, por fim, no dia 25 de abril, a barragem de Apertado, em Mucugê, será também analisada.

A expectativa do deputado estadual José de Arimateia é que todas as iniciativas realizadas pelo Colegiado sobre barragens sirva de inspiração para o Poder Público para prevenir estragos de vida e ao meio ambiente. “Em apenas dois meses demos uma celeridade aos trabalhos na Comissão do Meio Ambiente com muito empenho e responsabilidade com o povo baiano. Já estamos bem próximos de completar a nossa missão de vistoriar as 10 barragens que estão em situação de alerta na Bahia. Espero que o governo e instituições responsáveis gerem ações concretas e exerçam as suas funções de forma mais assídua”, explicou o republicano.

Texto: Ludmilla Cohim / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Fotos: Helena Oliveira

Reportar Erro
Send this to a friend