Comissão de Defesa do Consumidor divulga ranking de reclamações no AM

Segundo o deputado estadual João Luiz (PRB-AM), presidente da Comissão, a Amazonas Energia é a primeira da lista de reclamações

Publicado em 1/8/2019 - 00:00 Atualizado em 29/6/2020 - 17:30

Manaus (AM) – Com 135 queixas registradas no primeiro semestre deste ano, a Amazonas Energia lidera o ranking de reclamações da Comissão de Defesa do Consumidor da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (CDC/Aleam). A concessionária é seguida pelas empresas Águas de Manaus, Claro/Net/Embratel e Oi, que também compõem a lista, divulgada nesta terça-feira (30) pelo presidente da comissão, deputado estadual João Luiz (PRB-AM).

Entre as reclamações mais constantes computadas na CDC/Aleam estão a interrupção do fornecimento de energia elétrica e a cobrança abusiva nas contas de luz. “A empresa é reincidente e, com base nas reclamações registradas na comissão, fica comprovada a má qualidade dos serviços prestados na capital e também no interior do Estado. Já reunimos com a empresa e solicitamos um plano de atuação emergencial, que garanta a continuidade dos serviços em qualquer situação, conforme o Código de Defesa do Consumidor”, afirmou o republicano.

Segundo dados da comissão, apesar de liderar o ranking das mais reclamadas, a Amazonas Energia é a empresa que mais fecha acordo durante as audiências conciliatórias, realizadas no âmbito da CDC/Aleam. “Apesar do alto número de reclamações, a direção da Amazonas Energia demonstra boa vontade em manter um relacionamento satisfatório com seus clientes, uma vez que é a empresa que mais firma acordos conciliatórios”, ressaltou João Luiz.

Para o presidente da Comissão, denunciar a má prestação de serviço é dever e obrigação de todo consumidor. “Essas denúncias municiam os órgãos de defesa para cobrar mais qualidade na prestação de serviço e também intervir em situações em que o consumidor está sendo lesado”, completou o deputado, ao acrescentar que qualquer pessoa, que se sentir prejudicada em alguma situação consumeirista, pode procurar a comissão para denunciar, reclamar, buscar orientação e informação relacionadas à defesa do consumidor.

Atendimento ao público

A CDC/Aleam funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 13h, no 4º andar da Aleam, e conta com uma estrutura com capacidade para cem atendimentos diários. Informações no telefone 3l83-4493.

Ranking da CDC/Aleam

1º Amazonas Energia – 135
2º Águas de Manaus – 53
3º Claro/Net/Embratel – 17
4º Oi – 10

Texto: Jeane Glay / Ascom – deputado estadual João Luiz
Foto: Mauro Smith

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