Com voto de Marcelo Squassoni, PEC 241 é aprovada em segunda votação na Câmara

Com voto de Marcelo Squassoni, PEC 241 é aprovada em segunda votação na Câmara

A PEC 241 estabelece que as despesas da União só poderão crescer conforme a inflação do ano anterior

Brasília (DF) – O deputado federal Marcelo Squassoni (PRB-SP) foi um dos 359 parlamentares que votaram e ajudaram a aprovar a Proposta de Emenda Constitucional (PEC 241), que limita os gastos públicos pelos próximos 20 anos. Com 359 votos a favor, 116 contra e 2 abstenções, a proposta será, agora, apreciada pelo Senado.

A PEC é considerada pela equipe do Governo Michel Temer – do qual Squassoni é um dos vice-líderes na Câmara – como um dos principais mecanismos para reequilibrar as contas públicas do país. O texto foi aprovado com folga, na medida em que, por se tratar de uma alteração na Constituição, precisava ser aprovada por pelo menos três quintos dos deputados (308 dos 513).

A PEC 241 estabelece que as despesas da União só poderão crescer conforme a inflação do ano anterior. A regra valerá pelos próximos 20 anos, partindo de 2017. Mas, a partir do décimo ano, a Presidência da República poderá rever os números e propor uma nova base de cálculo ao Congresso.

Atualmente, a dívida pública do país está em 70% do Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma das riquezas produzidas. “É um nível inaceitável. Se nenhuma providência drástica for tomada agora, entraremos em colapso muito em breve. É um remédio amargo, mas necessário nesse momento”, destaca Squassoni.

Para o deputado do PRB, mais que um instrumento prático de contenção de gastos, a PEC é uma demonstração de austeridade capaz de reconquistar a confiança dos investidores. “Ninguém pode gastar mais do que arrecada. E ninguém investe onde não há consistência econômica”, avalia o deputado.

Segundo Squassoni, a limitação dos gastos públicos é essencial para garantir a retomada do crescimento econômico. “A PEC congelará os gastos e trará de volta investimentos importantes da iniciativa privada que, por si só, ajudarão na retomada da Economia. É preciso enxergar além e identificar os benefícios dessa medida a médio e longo prazo”, conclui.

Texto: Ascom – deputado federal Marcelo Squassoni
Foto: Douglas Gomes

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.