Cleber Verde promove homenagem ao Bumba Meu Boi na Câmara

cleber-verde-prb-promove-homenagem-ao-bumba-meu-boi-na-camara-foto-douglas-gomes-06-06-07-01

O objetivo foi prestigiar uma das expressões mais fortes do folclore brasileiro

Brasília (DF) – A festa mais marcante da cultura popular da região maranhense foi tema de sessão solene na Câmara dos Deputados, nesta segunda-feira (5). A homenagem proposta pelo líder do PRB, deputado Cleber Verde (MA), e pelo deputado Hildo Rocha contou com a presença de parlamentares, representantes do Ministério do Turismo, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), além de vários políticos maranhenses.

cleber-verde-prb-promove-homenagem-ao-bumba-meu-boi-na-camara-foto-douglas-gomes-06-06-07-02“Neste ano de 2017, faço uma homenagem especial ao Boi da Maioba, que completa 120 anos de tradição. É o maior boi de matraca do mundo e a mais grandiosa expressão cultural do Maranhão. Matraca, para quem não sabe, é um instrumento musical composto por dois pedaços de madeira, cujo som obtido é produzido pela batida de uma madeira contra a outra. O Boi de Matraca, como também é reconhecido, possui mais de 500 toadas registradas, 37 discos lançados, mais de 400 mil vendidos e arrasta multidões por onde passa, colocando o público no clima dos festejos juninos com seus batuques e matracas”, afirmou o líder Cleber Verde.

cleber-verde-prb-promove-homenagem-ao-bumba-meu-boi-na-camara-foto-douglas-gomes-06-06-07-03A presidente do Iphan, Kátia Bogéa, lembrou que a instituição não poderia deixar de reconhecer uma das manifestações mais impressionantes do Brasil. “Quando o instituto foi fazer o registro do Bumba Meu Boi, tivemos dificuldade de enquadrar na lei do patrimônio imaterial brasileiro dada a complexidade e grandiosidade da festa. Registramos como Complexo Cultural do Bumba-meu-boi do Maranhão pela sua enorme diversidade”, disse Kátia.

cleber-verde-prb-promove-homenagem-ao-bumba-meu-boi-na-camara-foto-douglas-gomes-06-06-07-04O secretário-executivo do Ministério do Turismo, Alberto Alves, informou que o Ministério levará uma caravana de jornalistas a São Luiz do Maranhão entre 22 e 25 de junho. Segundo ele, o objetivo é conhecer a festa de São João da cidade e as festividades tradicionais em homenagem ao Bumba Meu Boi. “Nenhuma festa sobrevive 120 anos se não tiver elementos fortes e enraizados. Pude ver aqui o quanto essa festa empolga e tem tudo para encantar turistas. Ainda não conheço a festa pessoalmente, mas fiquei bem curioso”, adiantou o secretário.

A sessão contou com a apresentação do cantador José Carlos Lobato e do grupo Bumba Meu Boi de Seu Teodoro, que é formado por uma comunidade de maranhenses residentes em Brasília. Também estiveram presentes o presidente do Boi da Maioba de São Luiz do Maranhão, José Inaldo Maioba, e o cantador Marcos da Maioba.

Bumba Meu Boi

A tradição surgiu no século XVIII e ainda hoje une a população de São Luís que durante as festividades ocupa todas as partes da cidade com seu entusiasmo. Grupos de todo o Estado reúnem-se, dançando e cantando noite adentro. O enredo do Bumba Meu Boi conta a história de um casal de escravos, Pai Francisco e Mãe Catirina que grávida começa a ter desejos por língua de boi. Para atender às suas vontades, seu esposo acaba matando o boi mais bonito de seu senhor. Percebendo a morte do animal, o dono da fazenda convoca curandeiros e pajés para ressuscitá-lo. Quando o boi volta à vida, toda a comunidade celebra.

O festejo do Bumba Meu Boi surgiu nesse contexto de fazendas de criação de gado e reuniu influências africanas, trazidas pela população escrava e europeia, como a tourada espanhola, festas portuguesas e francesas. O boi é o símbolo da força bruta e da resistência e representa a figura mitológica vista pelos indígenas e escravos do Brasil como um ente sagrado, cujo valor excede o do animal que auxilia no trabalho da terra. Por isso, todo o teatro do Bumba Meu Boi tem o animal como peça central.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do PRB na Câmara
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.