Celso Russomanno propõe fiscalização na Aneel

Celso Russomanno propõe fiscalização na Aneel

Objetivo é verificar, entre outras coisas, a qualidade da distribuição e os critérios de reajuste das tarifas de energia elétrica no país

Brasília (DF) – A Proposta de Fiscalização e Controle (PFC 14/2019) de autoria do deputado federal Celso Russomanno (Republicanos-SP) foi aprovada no dia 4 de setembro, por unanimidade, na Comissão de Defesa do Consumidor (CDC) da Câmara dos Deputados. A PFC propõe que a Comissão, com o apoio do Tribunal de Contas da União (TCU), realize ato de fiscalização na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) para verificar, entre outras coisas, a qualidade da distribuição e os critérios de reajuste das tarifas de energia elétrica.

“Acreditamos que a prestação do serviço público de distribuição de energia elétrica tem apresentado deficiências cujas razões precisam ser devidamente esclarecidas ao Congresso Nacional, para que possam ser adotadas, se for o caso, as medidas cabíveis de competência do Poder Legislativo Federal”, disse o parlamentar.

Como justificativa à solicitação da fiscalização, Celso Russomanno explicou que os indicadores coletivos de continuidade apurados pela Aneel, os serviços prestados pelas distribuidoras estão muito aquém de níveis satisfatórios, mesmo diante do recente aumento das tarifas de energia elétrica, muito superior à inflação verificada no país.

Para o relator, deputado Capitão Wagner (PROS-CE), que em seu relatório prévio, declarou voto favorável à proposição, devido ao seu grande alcance social e econômico, os indicadores demonstram que grande parte das concessionárias não tem realizado os investimentos necessários para melhoria do serviço.

Para que a fiscalização solicitada tenha melhor efetividade, caberá ao TCU examinar e verificar a adequação dos critérios utilizados pela Aneel para fixação dos parâmetros regulatórios mínimos, o cumprimento das metas de investimento pelas concessionárias e, principalmente os critérios de reajustes das tarifas de energia elétrica.

Texto: Patricia Pacheco / Ascom – deputado federal Celso Russomanno
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.