Carlos Macedo quer providências para o controle do nível da lâmina d’água da Lagoa Feia

Republicano abraçou a causa e se comprometeu a levar a questão adiante na Alerj. A Lago Feia fica no município de Quissamã, norte-fluminense do estado

Publicado em 11/2/2018 - 00:00

O deputado estadual Carlos Macedo abraçou a causa e se comprometeu a levar a questão adiante na Alerj

Rio de Janeiro (RJ) – O deputado estadual Carlos Macedo (PRB-RJ) encaminhou ofício à Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), solicitando providências para o controle do nível da lâmina d’água da Lagoa Feia, no município de Quissamã, norte-fluminense do estado. O problema tem causado danos ambientais à região com a abertura indiscriminada das comportas sobre o Canal das Flexas e prejuízos à economia local, principalmente à pesca, causando muita preocupação, sobretudo à colônia de pescadores quissamaenses. O lençol freático da região também está seriamente comprometido, já que os poços estão quase secos.

“Dei entrada no processo das comportas na Comissão de Meio Ambiente da Alerj. Estou protocolando, também, junto ao Senado Federal, por meio do gabinete do senador Eduardo Lopes (PRB-RJ), que também está muito preocupado com a questão dos recursos hídricos da região, especialmente pelo fato de ele ter sido ministro da Pesca e entender bem o impacto negativo desta situação nas atividades pesqueiras do município de Quissamã, pois centenas de famílias sobrevivem da subsistência da atividade econômica que ela gera”, disse o deputado estadual.

Em dezembro de 2017, Carlos Macedo participou da Comissão Parlamentar que reuniu a prefeita Fátima Pachedo, o presidente da Câmara Municipal, Luciano Pessanha, a presidente da Colônia de Pescadores, Rose Ferreira, e vereadores do município com o objetivo de discutirem o controle das 14 comportas do Canal das Flexas, ligadas à Lagoa Feia e que banha a região entre Quissamã e Campos dos Goytacazes. Os vereadores reivindicam o fechamento das comportas que, quando abertas, causam alagamentos e prejuízos ao meio ambiente, impactando diretamente no meio ambiente e na economia da cidade.

O deputado Carlos Macedo abraçou a causa e se comprometeu a levar a questão adiante na Alerj: “A questão da comporta precisa ser resolvida o mais rápido possível. São famílias de pescadores que sofrem com a baixa de água doce nos rios e lagoas, como a Lagoa Feia. Por isso, protocolei ofício junto à Comissão Ambiental da Alerj, a fim de que as medidas sejam urgentemente tomadas em defesa não apenas do meio ambiente, mas das famílias que ali dependem da lagoa para a sobrevivência”, afirmou.

O presidente da Câmara Municipal de Quissamã, Luciano Pessanha, explicou que a falta de controle do fluxo das comportas faz com que o lençol freático eleve o nível das águas do Canal das Flexas, mas diminui o nível da Lagoa Feia, comprometendo os rios e lagoas do entorno. Para ele, o apoio do deputado Carlos Macedo é muito importante para solucionar o problema.

“Em nome da população quissamaense, quero agradecer os apoios do deputado estadual Carlos Macedo e do senador Eduardo Lopes, que vêm dando à questão do controle do nível da lâmina d´água da Lagoa Feia – que já chegou a ser a segunda maior lagoa de água doce do Brasil e fica nos municípios de Quissamã e Campos dos Goytacazes. Temos que, juntos, conscientizar as autoridades ambientais de que não podemos deixar uma lagoa tão linda e importante para o estado do Rio de Janeiro morrer por falta de zelo no manuseio de comportas do Canal das Flexas”, declarou.

“O problema é grave, vamos trabalhar com afinco para que as medidas sejam logo tomadas em defesa do ecossistema local e dos habitantes que dependem da lagoa para o sustento de suas famílias. Estou certo de que o presente ofício contribuirá para a instauração de procedimentos cabíveis à questão”, completou o deputado Carlos Macedo.

Texto: Amilton Lopes / Ascom – deputado estadual Carlos Macedo
Edição: Agência PRB Nacional
Fotos: Cedidas

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend