Carlos Macedo cobra explicações do secretário Estadual de Saúde do Rio de Janeiro

Deputado questiona as medidas que serão tomadas quanto aos contratos celebrados junto aos órgãos de saúde públicos

Publicado em 9/3/2016 - 00:00

Carlos Macedo cobra explicações do secretário Estadual de Saúde do Rio de Janeiro
Carlos Macedo questiona as medidas que serão tomadas quanto aos contratos celebrados junto aos órgãos de saúde públicos

Rio de Janeiro (RJ) – Em audiência pública realizada na Alerj, o deputado estadual Carlos Macedo (PRB-RJ) cobrou esclarecimentos do novo secretário Estadual de Saúde, Luiz Teixeira Júnior, sobre as medidas que serão adotadas para superar o momento crítico vivido pela saúde pública do Estado. O parlamentar, que participou de uma sabatina com o secretário, foi convidado pelas comissões de Saúde, Orçamento e Tributação da Alerj. Na reunião, foi discutida uma série de questões envolvendo contratos com fornecedores e Organizações Sociais de Saúde (OSs).

Carlos Macedo questionou sobre as medidas que serão tomadas quanto aos contratos celebrados junto aos órgãos de saúde públicos. “Nossa principal preocupação se refere ao atendimento da população nos hospitais da rede pública. Pelo que foi apresentado nesta audiência, em relação a redução e renegociação de contratos, algo em torno de 40% ou 50% aproximadamente, isso representaria uma ‘gordura’ nos contratos. Mesmo com a Secretaria de Saúde assumindo algumas das especificações da prestação desses serviços, o número de profissionais na Saúde do Estado é suficiente?”, indagou o parlamentar, que também perguntou sobre a viabilidade da contratação de novos profissionais para suprir a carência de mão de obra especializada.

Segundo Teixeira Júnior, o Estado “dispõe de quadros de funcionários para suprir a necessidade na saúde” e prometeu “acabar com os contratos com cooperativas” nos hospitais. O deputado Carlos Macedo também quis saber se, caso fossem necessários mais servidores, se eles seriam concursados. “Se tivermos que fazer algum concurso público no Estado, nós faremos pela Fundação Estadual de Saúde, para contratação via CLT”, respondeu o secretário.

Carlos Macedo ressaltou que a crise da Saúde no Estado é resultado de uma série de erros nas gestões anteriores de um mesmo governo. “Estamos falando de uma gestão pública que vem desde o Governo Cabral. Isso é muito sério! Recomendo, aos presidentes das comissões mistas que aqui estão, que convoquem todos os responsáveis, governadores, inclusive, para que prestem esclarecimentos sobre as decisões tomadas anteriormente e que levaram a saúde pública à situação atual”, concluiu o deputado estadual.

Após a audiência, Carlos Macedo foi elogiado por parlamentares pela forma contundente com que conduziu as questões junto ao secretário Estadual de Saúde.

Texto: Amilton Lopes / Ascom – deputado estadual Carlos Gomes
Foto: Octacílio Barbosa

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend