Carlos Gomes pede esclarecimentos sobre portaria que suspendeu o período do defeso

Justificativa da portaria é de que será feito o recadastramento dos trabalhadores

Publicado em 14/10/2015 - 00:00

carlos-gomes-prb-esclarecimento-portaria-que-suspendeu-o-periodo-do-defeso-foto-lucio-bernardo-14-10-15
Ato administrativo suspendeu por 120 dias, prorrogáveis por mais 120, o defeso – período de reprodução dos peixes, quando os pescadores são impedidos de exercer o seu ofício.

 

Brasília (DF) – A Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (14), requerimento de autoria do deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS), para a realização de audiência pública para debater a Portaria Interministerial 192/2015. Publicada na última semana no Diário Oficial da União (DOU), o ato administrativo suspende por 120 dias, prorrogáveis por mais 120, o defeso (período de reprodução dos peixes, quando os pescadores são impedidos de exercer o seu ofício).

“A justificativa da portaria é de que será feito o recadastramento dos trabalhadores. Será que durante esse tempo, a pesca será liberada em um período crucial para o ciclo reprodutivo de inúmeras espécies? A medida parece integrar a política de contingenciamento econômico da administração federal, já que também deverá suspender o pagamento do seguro-defeso”, questiona Carlos Gomes.

Foram convidados para o debate representantes dos Ministérios da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Meio Ambiente; Planejamento, Orçamento e Gestão e do Ministério do Trabalho e Previdência Social, além da Confederação Nacional da Pesca.

Audiência

O encontro será realizado nesta quinta-feira (15) partir das 9h, no plenário 15, em audiência conjunta com a Comissão de Integração Nacional, Desenvolvimento Regional e da Amazônia.

 

Texto: Jorge Fuentes / Ascom – deputado federal Carlos Gomes
Foto: Lúcio Bernardo / Agência Câmara

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend