Carlos Gomes participa da apresentação de guia prático para fechamento de lixões

Publicação “Roteiro para Encerramento de Lixões – Os lugares mais poluídos do mundo” traz dicas práticas no âmbito político, financeiro, social e ambiental para a erradicação dos lixões no Brasil

Brasília (DF) – O deputado federal Carlos Gomes (PRB) participou, na quinta-feira (3), do lançamento da publicação “Roteiro para Encerramento de Lixões – Os lugares mais poluídos do mundo”. O documento, elaborado pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), foi distribuído a representantes do poder público, em encontro na Câmara dos Deputados.

Para o parlamentar, manter lixões em operação custa três vezes mais do que o valor necessário para dar a finalidade correta aos resíduos no Brasil. “Um desperdício de recursos com gastos para cuidar do meio ambiente e tratar dos problemas de saúde causados pela destinação inadequada”, frisou Gomes, que preside em nível nacional a Frente Parlamentar em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem.

Cerca de 60% das cidades brasileiras encaminham anualmente 30 milhões de toneladas de resíduos para quase três mil lixões ou aterros controlados, que ainda existem em todo o país. Se todo esse volume tivesse uma gestão adequada, com prioridade para a recuperação dos materiais descartados, os recursos naturais da Terra teriam tempo de vida útil maior, contribuindo para o não esgotamento dos ecossistemas, que hoje são consumidos à exaustão e de maneira muito acelerada.

Elaborado pela ISWA – Associação Internacional de Resíduos Sólidos e a Abrelpe – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais, o Roteiro para Fechamento de Lixões é um documento inédito que traz dicas práticas no âmbito político, financeiro, social e ambiental para a erradicação dos lixões no Brasil. A proposta do documento é orientar os gestores públicos no processo de encerramento das unidades de destinação inadequada e viabilizar sua substituição por sistemas apropriados.

“A má gestão de resíduos nas cidades traz diversas consequências negativas e um custo muito elevado para as prefeituras, com prejuízo direto para a saúde da população. Por outro lado, a solução adequada sai mais barato do que permitir que as práticas ilegais continuem a existir. Com o guia, pretendemos alertar a sociedade que os lixões são um caso de emergência ambiental e de saúde pública e fornecer os subsídios para reverter esse quadro”, comenta Carlos Silva Filho, diretor-presidente da Abrelpe.

Os milhares de lixões existentes no Brasil afetam a vida de 76,5 milhões de pessoas e trazem um prejuízo anual para os cofres públicos de mais de R$ 3,6 bilhões, destinados aos cuidados do meio ambiente e ao tratamento de problemas de saúde causados pelos impactos negativos dos lixões. Para dar destinação correta aos resíduos, considerando as indicações da Política Nacional de Resíduos Sólidos, os investimentos necessários não chegam a R$ 1,2 bilhão por ano.

Também participaram do encontro representantes do Ministério do Meio Ambiente, do Ministério Público, da Confederação Nacional da Indústria e da Confederação Nacional dos Municípios.

Texto: Clara Costa / Ascom – Abrelpe, com colaboração de Jorge Fuentes / Ascom – deputado federal Carlos Gomes
Fotos: Douglas Gomes / Ascom – Liderança do PRB

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.