Carlos Gomes e comitiva de Caxias do Sul buscam recursos em Brasília

Carlos Gomes e comitiva de Caxias do Sul buscam recursos em Brasília

Deputado acompanhou o prefeito Daniel Guerra (PRB) e sua comitiva em agendas nos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Urbano

Brasília (DF) – O deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS) e uma comitiva de Caxias do Sul, formada pelo prefeito Daniel Guerra (PRB); pelo chefe de gabinete, Chico Guerra (PRB), e pelo secretário de Saúde, Júlio Freitas, cumpriram agendas, na terça-feira (6), em Brasília, nos ministérios da Saúde e do Desenvolvimento Urbano.

Com a representante da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Carolina Martins José dos Santos, eles trataram da adequação do município ao programa Médicos pelo Brasil, lançado na quinta-feira (1º) pelo Governo Federal, via medida provisória, para substituir o Mais Médicos.

Segundo Freitas, a cidade já chegou a contar com 25 profissionais na rede de atenção básica, atualmente tem 20 e a perspectiva é de que perca outros sete até o final do ano. “Precisamos organizar o fluxo de médicos para que, se houver a necessidade, a reposição seja feita de maneira a não prejudicar o atendimento oferecido à população”, frisou o secretário Júlio. Carolina explicou que as equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) da prefeitura, em parceria com as de Assistência Social, devem cadastrar toda a população em situação de vulnerabilidade econômica de Caxias do Sul, incluindo beneficiários do Bolsa-Família, BPC e aposentados que recebem até dois salários mínimos. “Os dados serão usados pelo Ministério da Saúde como critério para determinar quantos médicos cada comunidade receberá”, informou.

“Pedimos o apoio da União para fortalecer o acolhimento ofertado às pessoas na ponta, com o objetivo de evitar que as doenças evoluam e a superlotação dos grandes hospitais. Quanto mais cedo se investe na prevenção e no tratamento de enfermidades, maior é a chance de cura e menor o custo para os cofres públicos”, ponderou Carlos Gomes.

O prefeito Daniel Guerra solicitou ao assessor especial do órgão, Leonardo Soares, agilidade na liberação de uma emenda parlamentar indicada pelo deputado Carlos Gomes, de R$ 500 mil, para a manutenção dos postos e Unidades Básicas de Saúde (UBS). “O pagamento da verba nos permitirá remanejar recursos para outros setores, também da saúde, que carecem de investimentos”, disse.

No encontro também foi acertada a habilitação do serviço de traumatologia de alta complexidade em Farroupilha, que passaria a compartilhar com Caxias do Sul a prestação de procedimentos relacionados à especialidade para 49 municípios da Serra Gaúcha.

Educação

No Ministério do Desenvolvimento Urbano, o grupo cobrou a regularização dos repasses mensais para a construção de uma escola, que deverá atender 550 crianças no bairro Santa Catarina. De acordo com a coordenadora da Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos, Júlia Bitencourt, a demanda já foi encaminhada para a Secretaria do Tesouro Nacional e a expectativa é de que o valor, de R$ 1,5 milhão, seja liberado até o final de agosto.

Texto e foto: Jorge Fuentes / Ascom – deputado federal Carlos Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.