Carlos Gomes apresenta agenda da frente parlamentar da cadeia produtiva da reciclagem

Carlos Gomes apresenta agenda da frente parlamentar da cadeia produtiva da reciclagem

Colegiado quer triplicar o volume de resíduos sólidos reciclados no Brasil até 2022

Brasília (DF) – Em nove pontos, o presidente da Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem, deputado federal Carlos Gomes (PRB-RS), sintetizou a agenda legislativa do colegiado para os próximos quatro anos. “O nosso principal objetivo é saltar do atual índice de reciclagem de apenas 3% das 79,9 milhões de toneladas de resíduos sólidos que o Brasil gera por ano, e que, segundo o IPEA, movimentam R$ 12 bilhões, para 10% em 2022, o que injetaria aproximadamente R$ 40 bilhões na economia do país”, planejou.

Entre os itens apresentados estão: incentivos fiscais para todo o setor, com alíquotas especiais para os produtos feitos com material reciclado; agilidade na tramitação das propostas na Câmara e no Senado que promovam o desenvolvimento da atividade; campanhas de conscientização da população sobre a separação e a destinação dos resíduos sólidos; descentralização das indústrias da reciclagem para todas as regiões do Brasil, com fomento oriundo da criação de uma linha de crédito especial para a reciclagem no BNDES; fiscalização dos acordos setoriais existentes de logística reversa e mediação entre as cadeias que ainda não aderiram ao processo e o poder público para o estabelecimento do compromisso; redução das taxas de importação para equipamentos e tecnologias de modernização da área; fechamento dos lixões, com apoio técnico e financeiro às prefeituras; instituição da coleta seletiva nos 5.570 municípios brasileiros e cursos de capacitação de catadores para que integrem o processo de gestão das cooperativas e associações de reciclagem.

“Os temas pautados pela frente estão em consonância com as diretrizes internacionais de preservação do meio ambiente, que está diretamente ligada à reciclagem. Uma vez que tudo que é reutilizado ou reaproveitada, contribui para diminuir os percentuais de recursos extraídos da natureza”, frisou o presidente do Compromisso Empresarial da Reciclagem (Cempre), Victor Bicca.

Presentes no encontro, os coordenadores do fórum nas regiões Sudeste, Vinicius Carvalho (PRB-SP), e Norte, Vavá Martins (PRB-PA), reforçaram o convite para os lançamentos da Frente São Paulo, no próximo dia 24 de maio e em Belém (PA), no dia 7 de junho. Também participaram do evento, a coordenadora do órgão na região Sul, Geovania de Sá (SC) e representantes da Secretaria de Relações Federativas do Governo do Estado do Rio Grande do Sul; da Associação Nacional dos Catadores (Ancat); do Instituto lixo Zero; da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (Abra) e de empresas como Boticário, e Unilever.

Frente Parlamentar

Instalada em abril de 2015 no Congresso Nacional pelo ex-catador e hoje deputado federal Carlos Gomes, a Frente Parlamentar Mista em Defesa da Cadeia Produtiva da Reciclagem tem como objetivo agilizar a tramitação, no Poder Legislativo nacional, de propostas em benefício do setor. Além de centralizar o debate entre todos os integrantes do campo de ação para a criação de iniciativas como o Projeto de Lei 7535/2017, que institui a Lei de Incentivo à Reciclagem. O mecanismo é semelhante às leis de incentivo à cultura e esporte. A ideia é captar investimentos da iniciativa privada em empreendimentos da área e oferecer, em contrapartida, dedução parcial ou integral do Imposto de Renda. A frente foi subdividida em cinco coordenadorias, uma para cada região brasileira.

Texto: Jorge Fuentes / Ascom – deputado federal Carlos Gomes
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.