Carlos Alberto quer agilidade no atendimento em saúde para idosos no Amazonas

Republicano apresentou dois projetos que busca melhorar a qualidade do atendimento aos idosos nas unidades de saúde pública do Amazonas.

Publicado em 18/6/2015 - 00:00

Carlos Alberto quer agilidade no atendimento em saúde para idosos no Amazonas
Carlos Alberto apresentou dois projetos que busca melhorar a qualidade do atendimento aos idosos nas unidades de saúde pública do Amazonas.

 

Manaus (AM) – O deputado estadual Carlos Alberto (PRB-AM) apresentou proposta que obriga a instalação de enfermarias específicas para idosos nas unidades de saúde pública do Amazonas. O parlamentar defende que a rede hospitalar já reúne as condições necessárias para implementar o atendimento exclusivo para as pessoas com 60 anos ou mais.

carlos-alberto-prb-am-saude-idosos-foto-ascom-17-06-2015“Esse projeto não acarretará em custos adicionais ao governo, pois espaço físico já existe. Vejo que pessoas nessa etapa da vida necessitam de mais cuidados, atenção e que o ambiente físico pode contribuir de forma significativa como um grande aliado para a recuperação destes idosos que porventura possam passar por um leito hospitalar”, afirmou o deputado do PRB.

Carlos Alberto esclarece que é urgente a estruturação de serviços e de programas de saúde que possam responder às demandas emergentes do novo perfil epidemiológico do país – provenientes das doenças adquiridas com o avanço da idade. “Os idosos utilizam os serviços hospitalares de maneira mais intensiva que os demais grupos etários, envolvendo maiores custos, implicando no tratamento de duração mais prolongada e de recuperação mais lenta e complicada”, defendeu.

De acordo com o deputado, a proposta cumpre o papel de adaptar enfermarias destinadas a cuidar unicamente dos idosos, devido, principalmente, a vulnerabilidade e alterações da capacidade funcional, o que é normal da idade. Nesse local, esse idoso receberá todos os cuidados geriátricos/gerontológicos necessários para uma recuperação imediata.

Agilidade nas consultas

Na semana passada, outra proposta de autoria de Carlos Alberto avançou nas comissões de Constituição e Justiça e Finanças. O texto define que os idosos devem ser atendidos em até sete dias após a marcação de consultas e exames na rede estadual de saúde.

Na opinião do parlamentar, o Estado tem avançado no que diz respeito ao atendimento prioritário ao idoso, especialmente, nos Centros de Atenção ao Idoso (Caimi), mas o atendimento não tem sido suficiente, devido à falta de especialidades. Para o republicano, a espera por consultas e exames chega a durar mais de 20 dias.

“Muitas vezes, a saúde do idoso é delicada para demandar tanto tempo de espera. Por isso, é necessário que seja efetivada a prioridade para que as consultas médicas e exames sejam realizados em um prazo máximo de sete dias úteis, a contar da data de marcação”, detalha Carlos Alberto.

Texto: Náis Campos / Ascom  deputado estadual Carlos Alberto
Fotos: Arthur Castro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend