Carlos Alberto presta homenagem aos 108 anos do Ifam

Deputado destaca que o Ifam tem uma trajetória honrada e comprometida em promover uma educação de excelência visando à formação do cidadão crítico e empreendedor 

Publicado em 27/9/2017 - 00:00

Deputado destaca que o Ifam tem uma trajetória honrada e comprometida em promover uma educação de excelência visando à formação do cidadão crítico e empreendedor 

Manaus (AM) – A sessão especial em homenagem aos 108 anos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (Ifam), de autoria do deputado estadual Carlos Alberto (PRB-MA) aconteceu nesta terça-feira (26), no plenário Ruy Araújo da Assembleia Legislativa do Amazonas.

De acordo com o parlamentar, a solenidade é importantíssima, pois o Ifam tem uma trajetória honrada e comprometida em promover uma educação de excelência visando à formação do cidadão crítico, empreendedor e comprometido. “Este é um momento especial. O Ifam oferece acesso a uma educação profissional pública, com uma proposta de ensino básico, técnico e graduação para uma qualificação profissional de jovens, que não possuem condições de acesso ao ensino técnico de qualidade”, disse o deputado estadual Carlos Alberto.

O reitor, Antônio Venâncio, afirmou que fica feliz com a homenagem que foi proposta pelo deputado Carlos Alberto. “É um momento histórico para o Amazonas e para rede de educação, ciência e tecnologia do Brasil. São 108 anos da história da rede, que conta com mais de 900 mil matrículas. O Ifam tem grande importância na transformação social do estado. Ao longo do tempo passou por várias nomenclaturas e mudanças, mas que serviram para uma sociedade mais justa”, disse Venâncio.

Durante a solenidade, professores do Ifam, representantes do Exército Brasileiro, Marinha do Brasil, Aeronáutica, Secretaria de Estado de Educação e Qualidade do Ensino do Amazonas (Seduc), além dos deputados Luiz Castro, José Ricardo e Belarmino Lins, também destacaram a importância da instituição de ensino para o estado.

Sobre o Ifam

A criação dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia pelo governo federal constituiu uma ação de caráter revolucionário no país, tendo como base a Rede Federal de Educação Tecnológica. Os Institutos surgiram com uma proposta de expansão do ensino técnico e tecnológico jamais vista, uma vez que promovem o ensino nos níveis básico, técnico e tecnológico, incluindo programas de formação e qualificação de trabalhadores, licenciaturas e cursos de pós-graduação lato e stricto sensu. Em 29 de dezembro de 2008, foi sancionado o decreto de Lei nº 11.892, criando trinta e oito Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dentre eles, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Carlos Alberto

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend