Carlos Alberto ajuda criar núcleo de combate ao tráfico de crianças no Amazonas

“Fico honrado em participar dessa iniciativa que busca outros mecanismos para defender nossos menores”, disse Carlos Alberto

Publicado em 1/12/2016 - 00:00

Carlos Alberto ajuda criar núcleo de combate ao tráfico de crianças no Amazonas
Deputado estadual Carlos Alberto, ao lado da delegada Linda Gláucia

Manaus (AM) – Em dia tumultuado na Assembleia Legislativa do Estado (Aleam) em razão das reivindicações por melhorias salariais e de promoções aos policiais civis e militares, uma notícia trouxe luz ao sistema de segurança pública do Amazonas: a criação do núcleo de enfrentamento ao tráfico de crianças e adolescentes. A informação foi repassada em primeira mão pela delegada Linda Gláucia, em reunião, na manhã desta quarta-feira (30), com o deputado estadual Carlos Alberto (PRB-AM), presidente da comissão que trata do assunto na Casa Legislativa.

“Fico honrado em participar dessa iniciativa que busca outros mecanismos para defender nossos menores. Os índices de crianças abusadas sexualmente e até traficadas são alarmantes, mas a nossa contribuição, com a instalação desse núcleo, nada mais é do que a adoção de mais uma ferramenta em favor da defesa dos nossos menores”, disse Carlos Alberto.

O núcleo, a ser chamado de “A Guardiã”, é um departamento subordinado à Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e já possui local onde funcionará no primeiro semestre do ano que vem: Boulevard Álvaro Maia – no antigo prédio onde funcionava a delegacia civil, no bairro Nossa Senhora das Graças. “A Constituição brasileira estabelece a proteção integral às crianças e aos adolescentes para o exercício de direitos à liberdade, dignidade, cidadania e respeito, portanto requer das autoridades ações efetivas e articuladas nos diferentes níveis da esfera pública, que assegura o cumprimento dessas conquistas”, justificou a delegada.

Linda Gláucia explica, em seu projeto que foi apreciado pela Secretaria de Segurança, que se faz necessária à efetivação de ações preventivas que combatam os crimes infanto-juvenis, particularmente no interior do Estado com o agravante da falta de fiscalização e orientação quanto à prática de ataques à dignidade dos menores. “Para que se concretizem essas ações, é indispensável a disponibilização imediata de todos os órgãos que integram a segurança pública estadual”, detalhou.

Números

Segundo dados da Secretaria de Estado de Ação Social (Seas), incluído no projeto do núcleo de apoio aos menores, em 19 dos 62 municípios do Amazonas é necessária uma maior atenção quanto à observância aos direitos dos menores. Além da capital, Manaus pode-se citar Manacapuru, Parintins, Maués, Itacoatiara e Presidente Figueiredo. “Nos dias de festividades nessas cidades, os abusos sexuais e tráfico de crianças e adolescentes se acentuam com a emigração de turistas”, informa Linda Gláucia.

Até que as novas instalações do núcleo de enfrentamento aos crimes contra os menores sejam concluídas, as denúncias podem ser encaminhadas à Delegacia Especializada em Crimes contra a Criança e Adolescente (Depca), no conjunto Belvedere, Flores.

Texto: Ascom – deputado estadual Carlos Alberto
Foto: Arthur Castro

 

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

Reportar Erro
Send this to a friend