Câmara dos Deputados homenageia José Bonifácio de Andrada

Câmara dos Deputados homenageia José Bonifácio de Andrada

Um busto em homenagem ao estadista foi inaugurado na Casa, com a presença do deputado federal Lafayette de Andrada (Republicanos-MG)

Brasília (DF) – Um busto em homenagem ao estadista José Bonifácio de Andrada e Silva Santos foi inaugurado na quarta-feira (21), na Câmara dos Deputados. Conhecido como patriarca da independência do Brasil, ele é tema de exposição na Casa e foi, ainda, um dos destaques durante sessão solene em celebração ao Dia do Historiador, foi requerida pelos deputados Enrico Misasi (PV-SP) e Lafayette de Andrada (Republicanos-MG).

Heptaneto de José Bonifácio, o republicano Lafayette de Andrada ressaltou a relevância dele para o dia 7 de setembro de 1822, quando o país se tornou uma República. “Em nome da família Andrada, agradeço as homenagens feitas e parabenizo a Câmara pela importante decisão de comemorar o bicentenário da independência e destacar os 200 anos do retorno de José Bonifácio ao Brasil, que foi quando a figura dele se agigantou”, afirmou.

O deputado Aroldo Martins (Republicanos-PR) destacou a representatividade da família Andrada na política brasileira. “Desde a independência do Brasil, nunca houve Legislatura nesta Casa sem parlamentares da família Andrada, aqui representada em mais uma geração pelo deputado Lafayette”, disse.

Durante o descerramento do busto, o deputado Luizão Goulart (Republicanos-PR) ressaltou a importância da história e dos historiadores. “O historiador e o poeta não se distinguem um do outro pelo fato de o primeiro escrever em prosa e o segundo em verso. Diferem entre si, porque um escreveu o que aconteceu e o outro o que poderia ter acontecido”, disse ao lembrar que sem o trabalho dos historiadores não saberíamos a importância de José Bonifácio na atualidade.

Lafayette explicou que, inicialmente, José Bonifácio defendia a manutenção do Brasil unido a Portugal. “Ele imaginava uma nação bicontinental, um país na América que tinha um pé na Europa e que seria o gigante mundial. Infelizmente, a ideia não progrediu, pois Lisboa foi inflexível e, ao retrocederem o status do Brasil para colônia, deflagrou-se a independência”, comentou.

O parlamentar mineiro também observou que, após a independência do país, José Bonifácio foi nomeado primeiro-ministro de Reinos Estrangeiros e iniciou um processo de desenvolvimento, interiorização e integração da pátria, preservando, sobretudo, unidade nacional. “Ele priorizou a construção de universidades em todos os estados e escolas em todos os municípios. Iniciou o processo da civilização dos índios e da reforma agrária”, contou.

Lafayette de Andrada parafraseou José Clemente Pereira, líder das manifestações populares do Dia do Fico. “Durante o enterro de Bonifácio, Clemente proferiu a seguinte frase: Patriarca respeitável da nossa regeneração política, cujos serviços relevantes o Brasil nunca saberá reconhecer e a quem a posteridade se mostrará mais agradecida dos que os seus próprios contemporâneos têm feito”, disse.

A deputada Soraya Santos (PR-RJ), que representou o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia, destacou a importância do ato para o Parlamento brasileiro e agradeceu a presença dos familiares no ato. Além de vários historiadores, participaram da sessão solene, o presidente da Academia de Letras (ABL) Marco Lucchesi e a irmã do deputado Lafayette, Maria Angélica de Andrada.

Texto: Fernanda Cunha, com edição de Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos na Câmara
Fotos: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.