Câmara derruba veto que suspendia benefícios do Prodecer III

Câmara derruba veto que suspendia benefícios do Prodecer III

Cleber Verde ressaltou a relevância que o Prodecer III teve no crescimento das regiões onde foi instalado e destacou a importância dos produtores que apostaram no programa

Brasília (DF) – Durante sessão do Congresso Nacional, nesta quarta-feira (5), o deputado federal Cleber Verde (PRB-MA) saiu em defesa das 40 famílias maranhenses que compõem o Programa de Cooperação Nipo-brasileira para o Desenvolvimento dos Cerrados (Prodecer III). Junto à bancada do PRB e à bancada do estado, o deputado conseguiu derrubar o Veto 38, enviado pelo Poder Executivo, que suspendia os efeitos da Medida Provisória 842/2018. A MP trata da renegociação de dívidas rurais do Prodecer III, contratados entre 1995 e 1999 por moradores de Balsas, no Maranhão.

“Há quem diga que estamos defendendo grandes empresários, mas que diz isso desconhece a realidade. Estamos aqui defendendo pequenos e médios produtores rurais e agricultores familiares. Fico feliz em ver que, mais uma vez, os deputados e senadores reconheceram a importância e a necessidade dessas famílias, que não dispõem de auxílio de políticas públicas e ainda têm que lidar com a falta de um seguro rural que garanta alguma renda”, disse o parlamentar.

Cleber Verde ressaltou a relevância que o Prodecer III teve no crescimento das regiões onde foi instalado e destacou a importância dos produtores que apostaram no programa. “Eles foram verdadeiros pioneiros, se propuseram a investir tempo e capital em lugares antes inexplorados, trazendo desenvolvimento e impulsionando a agropecuária dessas regiões”. Ele observou que, apesar de esses produtores terem enfrentado todas as dificuldades de infraestrutura, como falta de estradas e de energia elétrica, hoje têm de lidar com débitos e altas taxas de juros.

O republicano lembrou que os problemas de dívidas do Prodecer I e do Prodecer II já foram resolvidos em outras oportunidades, resolução esta que também alcançou parte do Prodecer III, relativamente ao estado do Tocantins, ficando apenas o Maranhão sem uma solução. Ele ainda acrescentou que a MP 842 já havia sido aprovada pela Câmara e pelo Senado nos anos de 2017 e 2018. “Para surpresa de todos e contrariando a Constituição Federal, o governo encaminhou uma Medida Provisória incluindo novamente esse texto cujo teor já havia sido aprovado, mas estamos aqui novamente e voltaremos quantas vezes for necessário para fazer justiça”, finalizou.

Texto: Fernanda Cunha / Ascom – Liderança do PRB
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.