Cabo Jhony Paixão quer uso de veículos aéreos não tripulados na segurança pública em RO

Cabo Jhony Paixão quer uso de veículos aéreos não tripulados na segurança pública em RO

De acordo com o republicano, é necessário investimento na área de monitoramento eletrônico dos mais diversos tipos

Porto Velho (RO) – O deputado estadual Cabo Jhony Paixão (PRB-RO) apresentou projeto de lei durante sessão ordinária na Assembleia Legislativa, na última terça-feira (7), que autoriza e disciplina o uso de veículos aéreos não tripulados (Vants) por órgãos de segurança pública, no âmbito do Estado de Rondônia.

Pela proposta, os órgãos de segurança deverão priorizar o emprego de Vants capazes de armazenar e transmitir imagens nas atividades de investigação e de policiamento ostensivo, respeitada a vida, a integridade física, a privacidade e a imagem das pessoas.

De acordo com o republicano, é necessário investimento na área de monitoramento eletrônico dos mais diversos tipos, pois até pouco tempo só era feito por meio de câmeras de natureza estacionária. “Com a chegada de drones em segurança e os veículos aéreos não tripulados, essa realidade vem mudando e precisamos nos adequar”, disse.

Segundo ele, regras criadas em 2017 facilitaram o uso dos equipamentos pelo poder público, a exemplo da Prefeitura de São Paulo que usa os aparelhos para monitorar traficantes na região da cracolândia, desmates ilegais, ajuda no resgate de vítimas de afogamento nas represas, monitora o avanço do desmatamento, ajuda no cálculo do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU), constrói mapas tridimensionais para incursões da polícia e acompanha operações em áreas de risco.

Cabo Jhony Paixão enfatiza que o drone tem vocação importante dentro da segurança pública, na área de inteligência e será cada vez mais empregado nesse sentido, e Rondônia tem o dever de acompanhar esse avanço tecnológico. “Vale lembrar que se trata de um projeto de lei autorizativo, que não incidirá em criação de um novo programa ou metafísica no Plano Plurianual do Poder Executivo, uma vez que já existe metafisica nos atuais instrumentos de planejamento governamental”, pontuou.

Outros pontos do projeto preveem a proibição do uso de Vants dotados de armamento ou totalmente autônomos, os cursos de formação e capacitação dos agentes de segurança pública, que deverão incluir conteúdo programático que os habilite para operar os equipamentos.

Texto: Eláine Maia / Decom – ALE/RO
Edição: Agência PRB Nacional
Foto: José Hilde

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.