Avançam na Câmara propostas de Marcos Pereira para recuperação da economia

Avançam na Câmara propostas de Marcos Pereira para recuperação da economia

As propostas têm como objetivo destravar o processo de reconhecimento de marcas e patentes, bem como o fortalecimento da indústria nacional

Brasília (DF) – A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços (CDEICS) da Câmara dos Deputados aprovou, por unanimidade, quatro projetos de autoria do deputado e primeiro vice-presidente da Casa, Marcos Pereira (Republicanos-SP). As propostas têm como objetivo destravar o processo de reconhecimento de marcas e patentes, bem como o fortalecimento da indústria nacional.

Segundo Marcos Pereira, a aprovação dessas matérias na comissão que trata o assunto no Parlamento é o primeiro passo para fortalecer a indústria nacional. “O registro de patentes é imprescindível para o desenvolvimento econômico de uma nação, mas, infelizmente, esse processo tem sido criticado pela demora em sua conclusão. O Projeto de Lei 2334/2019 aprovado permite que o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) possa firmar convênios e parcerias com outros órgãos, seja para descentralizar suas atividades ou para qualificar profissionais que possam auxiliar na tarefa de concessão do registro”, explica o republicano.

Para o deputado Marcos Pereira, fortalecer o INPI é tão importante quanto afiançar os recursos destinados ao órgão. O republicano comemorou a provação do Projeto de Lei Complementar (PLP 143/2019) que trata da proibição de contingenciamento das verbas do instituto. “Grande parte dos recursos destinados ao desenvolvimento de novas tecnologias é devolvida ao Tesouro Nacional com vistas à obtenção de superávit primário. O Resultado desse corte reflete nos 218 mil pedidos de registro de patente atrasados no país, demorando cerca de 10 anos para serem liberados. Nossa proposta aprovada garante essa autonomia”, comentou o republicano que cumpre missão oficial na Rússia.

Outro projeto aprovado na comissão foi o PL 2456/2019 que acaba com a obrigatoriedade da cota de trabalhadores nacionais nas empresas. Marcos Pereira, que foi ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços, defende que o Brasil esteja em consonância com as economias mais dinâmicas e globalizadas do mundo. Para ele, retirar a obrigatoriedade de as empresas reservarem cota majoritária a empregados nacionais significa estimular a competitividade e a liberdade de escolha.

“Precisamos atualizar nossa legislação trabalhista que remete à era Vargas na qual o protecionismo econômico era a direção. Entramos na era da globalização, onde os investimentos fluem de maneira dinâmica à procura das melhores oportunidades. Também devemos levar em conta a nova redação do Estatuto do Estrangeiro (Lei nº 6.815/80), que expressamente determina a igualdade de direitos laborais entre o estrangeiro com visto permanente e o trabalhador brasileiro”, destacou.

A última proposta aprovada nesta quarta é a que proíbe a penhora do faturamento das empresas, Projeto de Lei 3083/2019. Ele altera a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) para determinar que a penhora do faturamento das empresas seja limitada a 20% do valor mensal, em caso de multas administrativas. “Avançamos também nessa seara. Não podemos permitir que a execução das multas trabalhistas coloque em risco o desenvolvimento regular das atividades empresariais. O abuso nas penhoras compromete o funcionamento das empresas e leva à extinção de dezenas de milhares de empregos. Tudo o que não queremos no momento”, acrescenta o republicano.

Texto: Mônica Donato / Ascom – Liderança do Republicanos na Câmara
Foto: Douglas Gomes

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.