Assembleia Legislativa do Paraná celebra primeiro ano da Almepar

Assembleia Legislativa do Paraná celebra primeiro ano da Almepar

Homenagem foi proposta pelo deputado estadual Alexandre Amaro (Republicanos-PR)

Curitiba (PR) – A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) realizou na tarde de sexta-feira (30/08), uma sessão solene para comemorar o primeiro ano de criação da Academia de Letras dos Militares Estaduais do Estado Paraná (Almepar).

Para o proponente da homenagem, deputado estadual Alexandre Amaro (Republicanos-PR), a solenidade é importante para dar destaque ao trabalho deste grupo de militares que estimula a produção literária na Corporação. “É um dever desta Assembleia Legislativa mostrar para a sociedade que dentro da Polícia Militar existe uma academia de letras que pesquisa e divulga a história da corporação. Além disso, realiza um trabalho importante para elevar o padrão cultural e moral dos membros da PM”, destacou o parlamentar.

A instituição foi criada no dia 28 de agosto de 2018, durante as comemorações dos 164 anos da Polícia Militar. A sede administrativa fica localizada na antiga sede da Associação da Vila Militar, em Curitiba. O espaço conta com uma biblioteca onde são expostas as obras dos integrantes da Academia. A instituição trabalha na pesquisa de fatos históricos da Polícia Militar do Paraná, desconhecidos não só por seus integrantes, mas da população.

O presidente da Almepar, Coronel reformado Antônio Celso Mendes, lembrou as ações e eventos da Academia neste primeiro ano de existência. “A criação da Almepar vem preencher uma lacuna há muito tempo sentida dentro da história da Polícia Militar. Este primeiro aniversário mostrou a importância da associação, reconfigurando as relações culturais dentro da corporação”, disse o presidente, que possui mais de 15 livros publicados e ocupa a cadeira número 34 da Academia Paranaense de Letras.

Entre os homenageados, o ex-chefe do Gabinete Militar da Assembleia Legislativa, Coronel Elio de Oliveira Manuel. “A Academia, além de resgatar a história e os valores dos patronos das cadeiras, fomenta a atividade cultural dentro da Polícia Militar. Agora queremos levar isso para a comunidade, com a realização de concursos de literatura em escolas públicas”, comentou.

Organização

Durante a solenidade, a Almepar recebeu uma menção honrosa e a 19ª cadeira da organização foi ocupada. A honraria foi destinada ao capitão Rodrigo Mariano de Brito. O grupo é agora formado por 19 membros que possuem envolvimento com a literatura e fazem parte de várias épocas da PM. Com a iniciativa, os membros pretendem preservar a história da corporação e buscar a expansão da produção literária sobre a segurança pública no Paraná. Entre seus objetivos está também realçar o trabalho profissional de inúmeras lideranças militares que dedicaram sua vida à comunidade.

Presenças

Também participaram da solenidade o comandante da Academia Policial Militar do Guatupê (APMG), coronel Ronaldo de Abreu; o representante do Corpo de Bombeiros, Coronel Paulo Henrique de Souza; o presidente da Academia de Letras dos Militares Estaduais de Santa Catarina (Almesc), Coronel Roberto Rodrigues de Menezes; o presidente da Academia Brigadiana de Letras (Abril), Coronel Alberto Afonso Landa Camargo; o vice-presidente da Associação da Vila Militar (AVM), Coronel Mauricio Tortato; o presidente da Associação de Defesa dos Direitos dos Policiais Militares Ativos, Inativos e Pensionistas (AMAI), Coronel Altair Mariot; o presidente da Associação dos Oficiais do Estado do Paraná (Assofepar), Coronel Carlos Eduardo Rodrigues Assunção; o presidente da Academia Paranaense de Letras, Ernani Buchmann; e o presidente da Academia Maranhense de Ciências, Letras e Artes Militares (Amclam), Coronel Carlos Augusto Furtado Moreira.

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Alexandre Amaro
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal Republicanos? É muito simples. A Agência Republicana de Comunicação (Arco) disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@republicanos10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.