Assembleia Legislativa do Pará comemora o Dia da Consciência Negra

Assembleia Legislativa do Pará comemora o Dia da Consciência Negra

A solenidade alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra foi presidida pelo deputado estadual Fábio Freitas, líder do Republicanos na Assembleia

Publicado em 21/11/2019 - 00:00 Atualizado em 23/6/2020 - 12:52

Belém (PA) – A Assembleia Legislativa do Pará realizou, na quarta-feira (20), sessão especial alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, instituído pela Lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, como forma de promover a reflexão sobre a inserção do negro na sociedade, reconhecer a sua importância na construção da nação brasileira, discutir questões sobre racismo, discriminação, inclusão e igualdade social, e valorização da cultura afro brasileira.

A solenidade foi presidida pelo deputado estadual Fábio Freitas, líder do Republicanos na Assembleia.

O parlamentar relembrou que “a data foi escolhida por coincidir com o dia atribuído à morte de Zumbi dos Palmares, em 1695, um dos maiores líderes negros do Brasil, que lutou contra o sistema escravocrata. Zumbi dos Palmares é até hoje um símbolo contra a opressão no Brasil”, disse Fábio Freitas.

Fábio Freitas argumenta que “dentre as lutas mais importantes estão os famosos “quilombos”, sendo o mais famoso deles chamado Palmares, um dos grandes símbolos da resistência dos escravos, que reuniu cerca de 20 mil habitantes, na região do atual estado de Alagoas, sendo liderado por Zumbi, que lutou pelo direito e liberdade dos negros e que morreu em uma emboscada feita por bandeirantes comandados por Domingos Jorge Velho”.

A sessão contou com a participação de várias entidades ligadas ao movimento de defesa do negro e de autoridades como a secretária nacional do Republicanos Igualdade Racial, Tia Eron; Letícia Santos, secretária estadual do partido Republicanos; Juvenal Araújo, subsecretário de justiça e cidadania do Distrito Federal; Jorge Lobato Lopes, presidente da Associação dos Moradores do Parque Real; e o advogado Júlio Jorge Farias, representando a OAB-PA.

Homenagens

Coube ao advogado e familiares dele, um dos momentos de mais emoção durante a Sessão. O pai dele, Jorge Farias, foi agraciado com a comenda Post Morten do Dia da Consciência Negra. O advogado foi um dos principais ativistas dos Direitos Humanos e da defesa da igualdade racial.

Também foram agraciados com a comenda comemorativa: Jorge Lobato Lopes (Associação de Moradores do Parque Real: Amigos do Bem), Biany Sanches (coordenadora Estadual da Rede Amazônia Negra), Letícia Natalina Moraes dos Santos (Secretária Estadual dos Republicanos Igualdade Racial), os representantes do Projeto Zona de Paz nas Escolas, da Associação Paraense de Cultura Reggae, do Núcleo de Amparo Espiritual Consciência Nova, do Grupo Black Gueek White, além dos titulares da Sejudh e da Secult e secretária Tia Eron. E ainda, in memoriam, o vereador de Belém Ivanildo França.

A Sessão Especial também contou com uma programação cultural, com apresentação de vídeos, música e dança, com a premiação do Projeto The Voice Concórdia, apresentação em libras do grupo de Parauapebas, Dança da Igualdade do grupo de Ananindeua, apresentação do grupo de dança black gueek White e do MC André (hip Hop).

Texto e foto: Ascom – deputado estadual Fábio Freitas
Edição: Agência Republicana de Comunicação (ARCO)

Reportar Erro
Send this to a friend