Assembleia do Espírito Santo ofertará mais serviços à população

Assembleia Legislativa do ES anuncia novos serviços à população

Presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Erick Musso (PRB-ES) anunciou novas iniciativas que visam aproximar o Parlamento dos capixabas

Publicado em 7/8/2019 - 00:00

Assembleia Legislativa do ES anuncia novos serviços à população
Presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Erick Musso (PRB-ES) anunciou novas iniciativas que visam aproximar o Parlamento dos capixabas

Vitória (ES) – O presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado estadual Erick Musso (PRB-ES), anunciou na segunda-feira (5), novas iniciativas com vistas a aproximar o Parlamento da população e tornar mais eficiente o modelo de gestão da atual Mesa Diretora. Foram divulgados novos programas e projetos que vão melhorar fluxos, processos, atendimento ao público, além de aumentar a transparência e gerar economia de dinheiro público.

“Estamos iniciando hoje a segunda fase do nosso modelo de gestão, que abre a Assembleia Legislativa para o cidadão capixaba. Anteriormente, havíamos implantado a Procuradoria da Mulher, o Procon Assembleia, a Delegacia do Consumidor e outros serviços para o capixaba”, destacou o presidente.

Um dos destaques entre as novas medidas é o “Agenda Fácil”, que é agendamento on-line no site da Assembleia Legislativa, para atendimento no Posto de Emissão de Identidade localizado no Espaço Assembleia Cidadã.

O interessado vai informar os dados pessoais e receber um link pelo e-mail, que deve ser validado. No dia e na hora marcados, basta comparecer ao Posto de Identificação com os documentos necessários. O agendamento deve estar em funcionamento até o final deste semestre.

Até o final de 2019 a população vai contar também com uma unidade da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente na sede da Assembleia Legislativa. O órgão receberá denúncias e oferecerá serviços às vítimas de violência física e sexual. O projeto para a implantação já está em andamento.

Outro serviço anunciado por Erick Musso é o “Linha Direta com o Cidadão”, em que a população poderá registrar demandas na Ouvidoria da Casa e acompanhar o andamento delas de forma online, em tempo real.

Mais transparência

O presidente enfatizou que, para que a Ales continue a ser o Parlamento estadual “mais transparente do país”, a Diretoria de Controle Interno será reconfigurada ao longo deste segundo semestre e passará a se chamar Diretoria de Controle e Transparência. “Essa diretoria terá uma grande responsabilidade a mais, pois será responsável em gerenciar todo o processo de compliance do Poder Legislativo, com mais vigilância sobre gastos e ações públicas”, pontuou Erick Musso.

Outra iniciativa vai conferir mais controle e transparência nas despesas com automóveis: trata-se da Gestão Programada de Saídas (GPS), a ser consolidada nos próximos meses. Por meio de um sistema interno, dentro da Intranet, a gestão de viagens dos carros oficiais da Assembleia por parte do Setor de Transporte será mais eficiente, com informações sobre a utilização dos veículos e quilometragem rodada disponibilizadas para a população no Portal da Transparência.

Os servidores também serão contemplados com os programas e projetos do pacote de gestão. Com o Clube Mais Valor, um programa de iniciativa da Secretaria de Gestão de Pessoas (SGP), em parceria com a Secretaria de Comunicação Social, os servidores ganham descontos em diversos produtos e serviços por meio de parcerias com empresas.

Melhorias na comunicação

O presidente Erick Musso destacou ainda melhorias no âmbito da Secretaria de Comunicação Social resultantes de visita técnica à Câmara dos Deputados, repercutindo no aperfeiçoamento do layout da Intranet, facilitando o acesso da ferramenta pelos servidores da Casa. Com um visual mais moderno e intuitivo, a medida prioriza a área do servidor, facilitando o uso da ferramenta e tornando-a mais um canal de comunicação direta com seu público.

Outra novidade no setor é o lançamento da Revista Assembleia, em formato digital, que poderá ser baixada a partir de um QR Code (código de acesso por smartphones), que estará disponível em cartazes informativos afixados nos murais da Casa para acesso instantâneo à publicação, e que poderá ser compartilhada nas redes sociais.

“A Revista Assembleia e a nova Intranet vão aprimorar a comunicação interna — núcleo que também criamos recentemente — com uma cara totalmente nova e com custo zero”, afirmou o secretário de Comunicação Social, Fernando Carreiro.

Aprimoramento

Entre as novidades anunciadas pelo presidente Erick Musso outra medida é a segunda fase dos programas “Ales Digital” e “Revisa Ales”. Desde segunda-feira (5), todos os requerimentos de pessoal estão sendo efetuados pelo “Ales Digital”. O servidor poderá solicitar seus auxílios, abonos, licenças de forma eletrônica.

Além disso, a compilação das leis ganha uma nova etapa do Projeto Revisa Ales. Constituição Estadual, emendas à Constituição, leis complementares e leis ordinárias já estão disponíveis no site da Assembleia, com o texto atualizado.

Texto e foto: Ascom – Assembleia Legislativa do Espírito Santo
Edição: Agência PRB Nacional

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