Aroldo Martins debate a inclusão da optometria no SUS

Aroldo Martins debate a inclusão da optometria no SUS

Republicano é o presidente da Frente Parlamentar da Optometria na Câmara dos Deputados e tem levantado o debate em defesa da liberação e regulamentação da profissão

Curitiba (PR) – O deputado federal Aroldo Martins (Republicanos-PR) defendeu na Câmara Municipal de Curitiba, na segunda-feira (17), a regulamentação da profissão de optometria para melhorar a saúde da visão dos brasileiros.

O republicano atendeu convite do vereador Osias Moraes (Republicanos) e do vereador Pier Petruzziello para explanar sobre a inclusão da optometria na Rede de Atenção Primária do Sistema Único de Saúde (SUS).

Aroldo Martins é o presidente da Frente Parlamentar da Optometria na Câmara dos Deputados e tem levantado o debate em defesa da liberação e regulamentação da profissão, assim como a inclusão da optometria nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

“Nossa luta é para que a profissão seja regulamentada e a legalização se dê através de curso superior, bacharelado, a exemplo do que já acontece no estado de Santa Catarina. O povo só tem a ganhar. Muitas pessoas esperam no SUS por uma consulta oftalmológica por muito tempo, e quando conseguem, a doença dos olhos já está pior, talvez sem condições de tratamento, perdendo até a visão. A inclusão do optometrista vai colaborar muito”, ressaltou o republicano.

O deputado também lembrou de um decreto de 1932, do presidente Getúlio Vargas, que proibiu no Brasil o exercício das profissões de enfermagem, massoterapia, ortopedia e optometria.

“Parte deste decreto já foi revogado. Apenas a optometria continua sem regulamentação. Estamos lutando em Brasília, junto ao presidente Bolsonaro, para que esse decreto seja revogado para iniciar o processo de regulamentação da profissão. Nossa luta é pelo benefício social. Precisamos também da inclusão da optometria na atenção primária do SUS, para que a população tenha acesso ao atendimento”, justificou Aroldo Martins.

Texto:  Márcia Caetano
Foto: Fernando Bruno
Edição: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.