Arimateia visita Barragem de Afligidos no município baiano de São Gonçalo dos Campos

Arimateia visita Barragem de Afligidos no município baiano de São Gonçalo dos Campos

Os técnicos ambientais presentes descartaram qualquer possibilidade de rompimento da barragem mensurada, pois não existem problemas no aspecto estrutural

Salvador (BA) – Após visitar as barragens RS1 e a RS2, em Camaçari, na semana passada, o presidente da Comissão do Meio Ambiente, Seca e Recursos Hídricos da Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual José de Arimateia (PRB-BA), visitou na manhã de quinta-feira (28), a Barragem de Afligidos situada no município baiano de São Gonçalo dos Campos, localizado a 108 quilômetros da capital Salvador. A barragem é de competência da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (CERB). Por unanimidade, os técnicos ambientais presentes descartaram qualquer possibilidade de rompimento da barragem mensurada, pois não existem problemas no aspecto estrutural.

Atento à vistoria, José de Arimateia ressaltou que os entraves estão na manutenção na parte do revestimento, limpeza das tubulações e vegetação, mas, segundo ele, o diretor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos da CERB, Gilvan dos Santos Lima, garantiu que em 45 dias os reparos necessários serão realizados. “O governo precisa cumprir o seu papel. Irei acompanhar de perto a execução desse trabalho”, disse o republicano.

Audiência Pública

No dia anterior (27), o colegiado realizou a 5ª reunião e discutiu minuciosamente em audiência pública, a real situação de quatro barragens da Bahia, todas caracterizadas como em situação de “alerta” pelo relatório de segurança de barragens da Agência Nacional das Águas (ANA).

Na ocasião, o engenheiro e coordenador-substituto do Dnocs na Bahia, Raimundo Goethe, detalhou, por meio de uma apresentação, o tema em questão e tranquilizou os deputados estaduais e comunidade presente sobre a falta de risco de rompimento das barragens Pinhões, em Juazeiro, Araci, Luís Vieira, em Rio de Contas, e Tabua II, em Ibiassucê. Entretanto, alertou sobre a necessidade da manutenção assídua que, até o presente momento, não está sendo realizada pela ausência de recursos. Atualmente a Dnocs é responsável por 34 barragens no estado.

Durante a discussão, Raimundo Goethe falou que este ano o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) irá liberar uma quantia de R$ 23,5 milhões, especialmente para as barragens consideradas de risco pela ANA. “Pelo que eu conheço de barragens, esse valor é o suficiente para sanar todos os problemas existentes nelas, principalmente os de erosão”, opinou.

Em seguida, o deputado José de Arimateia, que liderou a pauta de discussão, agradeceu os esclarecimentos técnicos do engenheiro do Dnocs e afirmou que, como presidente da Comissão do Meio Ambiente, irá continuar vigilante aos critérios de manutenção de cada barragem da Bahia. “É lamentável descobrir aqui nessa Audiência que não existe, há muitos anos, uma manutenção contínua dessas barragens, apesar de haver recursos de mais de cinco milhões de Reais anuais”, exclamou.

Estiveram presentes na Audiência o vice-presidente da comissão, Marcelino Galo (PT), Aderbal Caldas (PP), Jacó Lula da Silva (PT), Laerte do Vando (PSC), Zó (PC do B) e Marcelo Veiga (PSB).

Texto: Ludmilla Cohim / Ascom – deputado estadual José de Arimateia
Fotos: Cris Oliveira

Eu repórter republicano

Quer ser um repórter republicano e ver sua matéria publicada no Portal PRB? É muito simples. A Agência PRB Nacional disponibiliza um contato direto para receber todo o conteúdo (textos e fotos). Anote aí o e-mail: pautas@prb10.org.br. Viu como é fácil? Agora é só participar e nos ajudar a manter esse canal sempre atualizado.

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O PRB está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@prb10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (PRB-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Partido Republicano Brasileiro

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal PRB?

pautas@prb10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.