Aprovado projeto que proíbe venda de narguilé a crianças e adolescentes

Aprovado projeto que proíbe venda de narguilé a crianças e adolescentes

De autoria do ex-deputado Antonio Bulhões, proposta tem como objetivo evitar a aproximação de crianças e adolescentes de vícios como o tabagismo

Brasília (DF) – Está na moda, mas o preço de usá-lo pode custar caro à saúde. É o que pode acontecer com os jovens que se reúnem em grupos com um vidrinho colorido com água e tabaco aromatizado para tragar a fumaça produzida pelo narguilé.

Os aparelhos utilizados para o consumo do produto têm um atrativo bonito, são coloridos e de origem oriental (Índia), mas o conteúdo que o abastece  pode servir para a iniciação de jovens no fumo e consequente dependência da nicotina. Além disso, a fumaça liberada no narguilé pode ser nociva, capaz de causar câncer de pulmão e problemas cardíacos, entre outras doenças, apontam entidades médicas.

Isso, porque o tabaco para o narguilé é produzido pela sua fermentação com melaço, glicerina e essências de fruta, o que lhe garante um gosto adocicado e um aroma suave. A possibilidade de variar as essências e os sabores é uma das principais razões do sucesso do narguilé entre os jovens, muitos deles menores de idade.

Para evitar a aproximação de crianças e adolescentes de vícios como o tabagismo, projeto do ex-deputado federal Antonio Bulhões (Republicanos-SP), aprovado no dia 11 de fevereiro pelo Senado Federal, proíbe a venda do narguilé e seus componentes para menores de 18 anos de idade.

“Essa é uma modalidade de tabagismo atraente, pois os fumos de narguilé costumam conter essências aromáticas, porém, é tão ou mais perigosa do que o tabagismo comum”, argumentou o republicano.

O texto de Bulhões foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2018, mas precisará ser analisado novamente pelos deputados porque foi modificado pelo Senado.

Malefícios comprovados à saúde

De acordo com o Ministério da Saúde, uma sessão de narguilé tem duração média de 20 a 80 minutos e nesse período há entre 50 e 200 baforadas, o que faz o usuário inalar uma quantidade de fumaça correspondente a de 100 cigarros.

Uma sessão de 45 minutos pode produzir entre 22 e 50 vezes mais alcatrão, 39 vezes mais benzopireno (um potente cancerígeno), seis a 13 vezes mais monóxido de carbono e até dez vezes mais nicotina que um cigarro comum, segundo o ministério.

Projeto aprovado na forma de um substitutivo (texto alternativo) com mudanças propostas pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), relator na Comissão de Direitos Humanos (CDH), estabelece pena para quem descumprir a regra. Quem vender esses produtos para crianças e adolescentes fica sujeito a pena de detenção de dois a quatro anos e multa de R$ 3 mil a R$ 10 mil. Pelo texto, o estabelecimento comercial fica interditado até o pagamento.

Secretaria de Saúde do DF responde Delmasso sobre melhorias em hospital

Combate à venda de narguilé no DF

No Distrito Federal, o deputado distrital Delmasso (Republicanos-DF) acionou, ano passado, a Polícia Civil para fechar os pontos de venda dos produtos. Segundo o parlamentar, o ato de consumir narguilé e cigarros eletrônicos virou uma epidemia, mesmo a legislação proibindo a comercialização para menores de 18 anos.

“Existem lojas que comercializam este produto como se fosse uma coisa comum, quando é muito mais prejudicial que o próprio cigarro”, afirmou Delmasso.

De acordo com Delmasso, no Brasil, o equipamento é ilegal e a Anvisa ainda estuda sua regulamentação. Além da comercialização de narguilés e cigarro eletrônicos, o distrital abordou o contrabando de cigarros, que, segundo ele, representa 20% do mercado local e é uma das fontes de renda do PCC que financia o crime organizado.

Texto e arte: Agência Republicana de Comunicação (Arco)

 

 

 

REPORTAR ERRO

Informar erro

COMPARTILHE

FALE CONOSCO

O Republicanos está de portas abertas para ouvir você

Sugestões, críticas, dúvidas e elogios

faleconosco@republicanos10.org.br

FALE COM O PARLAMENTAR

Nesta semana, envie sua mensagem para a deputada federal Rosangela Gomes (Republicanos-RJ):

E-mail (clique aqui)
ou
(61) 3215-5438

QUEM É QUEM

Conheça as lideranças do Republicanos

CONFIRA

EU REPÓRTER

Deseja indicar uma matéria para sair aqui no Portal Republicanos?

pautas@republicanos10.org.br

RECEBA NO SEU E-MAIL

Enviamos para seu email os destaque da semana.
Faça parte do Boletim 10!

Respeitamos seu email. Não gostamos de SPAM.

Você foi inscrito com sucesso!

Pin It on Pinterest

Receba as novidades do PRB no seu e-mail

Boletim 10: enviado às segundas-feiras. Não enviamos spam.